sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Post-LA-ng - o início de um novo projeto

Algo que sempre sinto falta quando faço uma nova instalação de um servidor de correio eletrônico é a possibilidade de permitir que o administrador do mesmo possa pesquisar nos logs de e-mails de forma simples e eficaz. Já procurei várias ferramentas, mas não encontrei nada que atendesse minhas expectativas.

Pois parece que essa insatisfação é compartilhada com muitas outras pessoas, pois essa semana fui procurado pelo Fábio Luiz, que me apresentou ao software Post-LA (software para geração de relatórios e análise de logs do Postfix) e me convidou para dar sequência ao projeto.

Analisando o mesmo percebi que ele é bastante interessante, mas que ainda existe muito para ser melhorado e explorado. Então, percebemos que o interessante mesmo seria pegar a idéia inicial do Post-LA e fazer um fork avançado do mesmo, que acabei batizando de Post-LA-ng (nomes criativos para projetos nunca foram o meu forte).

E parece que iniciamos já com o pé direito, pois o Post-LA-ng já nasce com uma equipe de peso. Contamos com o Fábio Luiz, com o Leandro Mendes, com o Reinaldo de Carvalho (que irá desenvolver o parser em Python), com o Henrique Bueno (desenvolvedor do Post-LA original) e também com a ajuda da equipe de desenvolvimento da Propus, que deverá cuidar da interface web da aplicação (talvez usando Django).

Algumas features planejadas para as primeiras versões:
  • Parser dos logs em "tempo real" com armazenamento em banco de dados (MySQL ou Postgres - a definir);
  • Interface web para geração de relatórios com filtros e ordenamento pelos campos (remetente, destinatário, data, etc..);
  • Geração de gráficos e estatísticas (maiores remetentes, maiores destinatários, maiores mensagens, entre outros);
A expectativa é já ter em algumas semanas uma primeira versão funcional, com recursos básicos de pesquisa.

Aguardem mais notícias e sigam acompanhando o projeto na página do SourceForge. E fiquem de olho porque o projeto promete !