segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Software Livre verde e amarelo: entrevista com Reinaldo de Carvalho, criador e desenvolvedor do Korreio.

Reinaldo de Carvalho é figura conhecida na comunidade nacional de software livre, principalmente para quem trabalha com administração de servidores de correio. Com um grande tempo de estrada, está sempre contribuindo e auxiliando os novos (e também os velhos) administradores desses sistemas, ora repassando seus conhecimentos na lista Postfix_BR, ora desenvolvendo sua ferramenta de gerenciamento de correio eletrônico, o Korreio.

Nos conhecemos ano passado no FISL 8, mas esse ano, durante o FISL 9 ele ficou mais tempo no stand da Propus onde pudemos bater mais papo e trocar idéias (nem sempre relacionadas a Software Livre, é claro).

Convidei-o então para dar uma entrevista virtual ao Mundo Open Source e ele foi muito receptivo e respondeu as minhas perguntas, falando sobre sua experiência com Software livre, Postfix e é claro sobre o Korreio. Leia a entrevista abaixo:

Conte-nos como e quando você teve sua primeira experiência com o Software Livre.

No ano de 1999, através do IRC (rede BrasIRC), ouvi falar do Linux. No mesmo ano, consegui alguns cds do Linux (Conectiva Marumbi 2.0 e depois o Guarani 3.0). Alguns dias depois, já estava com aquele pseudo-desenho de penguim antes do prompt de logon. :) Após 3 meses de tentando instalar meu modem Davicom 33600, e cansado de brincar de arrastar os quadrinhos do WindowMaker, ouvir música no xmms, deixei o Linux de lado por um tempo. (Hoje sei que faltava apenas adicinar * "" * * no pap-secrets :D, ainda fico triste ao lembrar do maldito pap-secrets). Em 2001, já com 17 anos passei no vestibular do curso de ciência da computação da UFPA, e imediatamente entrei em um provedor de Internet como estagiário (www.nautilus.com.br), sendo contratado 3 meses depois. Lá conheci um Chileno (Jordi Bunster) que me apresentou o Debian (2.2 - potato), fundamentos para compilar meu kernel, um pouco de sistemas de arquivos.

Reinaldo, você é reconhecido pelo seu vasto conhecimento em Postfix, sendo um dos membros mais ativos da lista Postfix-BR (que tem 1681 membros). Como isso tudo começou ?

Em 2002, já como administrador de redes, enfrentava problemas no serviço de correio. Utilizava sendmail, e mesmo com experiência no arquivo de macros sendmail.mc (sendmail.m4), não conseguia impedir que o load da máquina passase dos 16 pontos, fazendo o sendmail sair do ar automaticamente. Assim, precisava de uma solução, ou estudar mais a programação do sendmail ou estudar outro software. Conheci o postfix, e resolvi optar pela segunda opção.

O primeiro passo quando se quer aprender a utilizar um novo software é entrar em uma boa lista de discussão, e ficar simplesmente lendo os questionamentos e respostas. Depois de alguns meses, sem perceber, você terá um bom conhecimento. Em 2007 estava trabalhando na 4Linux, como consultor da CEF (Caixa Econômica Federal), quando o curso de Postfix ficou livre, pois o então mantenedor saiu (Christian Anderson). Então re-escrevi o material do curso em 80 páginas, ministrando muitas turmas, inclusive para funcionários do UOL, Aeronáutica, e on-site no Serpro e Dataprev.

Ainda em 2007 sai da 4linux, e fui para o Tribunal Regional Eleitoral, onde tive mais tempo para me dedicar ao software livre. Há algum tempo sou moderador da lista Postfix-BR, mas felizmente as pessoas estão comportadas, e não tenho interferido nas mensagens. ;)

Você também é o criador e mantenedor do projeto Korreio, uma ferramenta gráfica para gerenciamento de sistemas de correio eletrônico. O que o administrador desse tipo de sistema pode esperar dessa ferramenta ? Fale-nos mais sobre o Korreio.

Um sistema de correio eletrônico é formado por muitos softwares, incluindo MTA, servidor pop3, imap, alguns com suporte a lmtp e sieve; sistema anti-spam, base de dados unix-like, banco de dados ou diretório ldap. O korreio implementa funcionadades fornecidas por um conjunto destes softwares, sendo que para utilização de todas as funcionalidades do Korreio, o Postfix, Cyrus e Ldap (OpenLdap), devem estar em uso.

O Korreio é uma ferramenta de administração remota, que usa três conexões: Ldap, Imap (e Sieve) e SSH. Um breve destaque para o Cyrus, que permite ser gerenciado por uma conexão IMAP. O Korreio é divido em 6 módulo internos: Ldap manager (semelhante ao LdapAdmin e phpLdapAdmin), Imap-Manager (semelhante ao web-cyradm), Imap-Partitions (exclusivo do korreio), Sieve-Manager (exclusivo), Service Manager (fase inicial), e Queue-manager (semelhante ao mailq-gui). Além de implementar as funcionalidades de muitos softwares, possui mais recursos e inovações.

O que o motivou a desenvolver a ferramenta ?

Sempre desejei uma ferramenta não intrusiva (que fosse executada de uma estação remota sem a necessidade da instalação de nenhum software adicional no servidor).

Comecei a desenvolvê-lo 1 mês antes de ministrar a primeira turma do curso de postfix na 4Linux (inicio de 2007), pois queria levar aos alunos uma ferramenta ágil, tornando o curso mais atrativo. A primeira versão do SourceForge foi lançada em 25-09-2007. O projeto ainda irá completar 1 ano, e convido a todos os leitores para contribuir realizando testes e reportanto falhas; além de sugestões para novos recursos. O site do Korreio é http://korreio.sf.net e lista de discussão é http://groups.google.com/group/korreio .

Quais os planos para as novas versões ? Novos recursos, uma versão web ? O que podemos esperar da ferramenta no futuro ?

Atualmente o "TODO" esta quase vazio, o que esta pendente (sem previsão) é a criptografia do arquivo de configuração ~/.korreio/korreio.conf, que armazena senhas das conexões ldap, imap e
ssh. Quando isto for implementado uma senha para descriptografia da configuração será solicitada na inicialização do software.

O Korreio é desenvolvido em Python através da biblioteca gráfica QT (3Mb), sendo que não há dependência do KDE. É um típico software Desktop e uma versão web seria desenvolvê-lo do zero. Esta não é a minha intenção, pois a opção por um software desktop foi planejada.

Atualmente o Korreio é um software estável e esta em uso em algumas empresas, instituições federais e órgãos públicos. Os novos recursos dependem muito das sugestões e solicitações dos usuários.

5 comentários:

  1. Poxa!

    Dale Reinaldo!

    Tive o privilégio de ser aluno quando ele estava na 4Linux! Hoje eu sei o quanto foi importante aquelas aulas !

    Atualmente participo da Lista Postfix_BR e sem dúvidas que o Reinaldo é uma pessoa exemplar ! Além de ser muito engraçado perante algumas perguntas chulas !

    ResponderExcluir
  2. Reinaldo ta ficando famoso!

    ResponderExcluir
  3. Conheci o reinaldo prestando consultoria onde eu trabalhava esse cara é uma enciclopédia.

    ResponderExcluir
  4. Daaaaaaa-lhe Reinaldo parceirão de sniffers em aereoportos! Aahahaha.... descobri que é um cara gente finíssima... fora que é fenômeno em sabedoria! :)

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Fiz o curso na 4 linux utilizando o material citado ( postfix ). Larguei o curso pela metade. Material muito ruim e mal escrito.

    ResponderExcluir