quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Lançado o Openfire 3.6.0

Foi lançada a nova versão do servidor XMPP Openfire.

Entre os novos recursos, cabe destacar:
  • Maior integração com o Clearspace.
  • Maiores recursos na integração com o LDAP.
  • Possibilidade de alterar as configurações LDAP diretamente no console admin.
  • Suporte a restrição de login de usuários anônimos por IP.
  • Log das tentativas de login que falharam.
  • Implementação de sistema de prevenção de ataque de força bruta na página de login do console admin.
  • Atualização do Binding HTTP para o BOSH 1.6.
  • Armazenamento de dados de configuração no DB ao invés do arquivo openfire.xml (exceto dados de configuração do próprio DB e dados de porta do console admin).
  • Melhorias e novos recursos nas conferências.
  • Possibilidade de múltiplos serviços de conferência no mesmo serviço, cada qual com suas configurações.
A única mudança que para mim não foi bem vinda foi o fato de colocarem as configurações do LDAP no DB. Com isso não consigo mais (pelo menos de uma forma simples) remover o uso de grupos do LDAP (pois eu costumo usar os usuários no LDAP e os grupos no DB). Agora vou precisar reaprender como fazer isso, mas assim que resolver essa questão, eu posto no blog.

Leia o Changelog completo e anúncio oficial do release.

Baixe a nova versão aqui.

14 comentários:

  1. Era bom um plugin anti-flood, para bloquear aqueles users que tentam enviar várias mensagens em menos de 1 segundo... que esse plugin desligasse a ligacao ao mesmo....

    Mais configuracoes para as salas de chat como por exemplo cada sala ter configuracoes para maximo de texto e claro no servidor permitir usar as configs ou não aos administradores de cada sala...

    Que grave os topicos de cada sala, porque quando se desliga o servidor os topicos apagam-se...

    as tranferencias de arquivos nao funcionam, apenas na rede domestica...

    bloquear pelo servidor ips de users e os seus hosts de maneira que nao entrem mais no servidor...

    E outras coisas mais...

    Gostava de ver tambem um plugin que por exemplo desse para abrir um site web e desse para ver os registados, as suas fotos, dados etc... e uma funcao no registo permitir ou nao mostrar dados nessa mesma pagina...

    Outra coisa importante: no transport xmpp ter a opcao salas de chat como o irc...

    Quando tudo isto funcionar o openfire será melhor de todos os jabbers :)

    ResponderExcluir
  2. Sua atualização, da versão 3.5.X para 3.6.0, poderia descrever os passos?

    ResponderExcluir
  3. Realmente suas colocações são pertinentes, mas quem sabe num futuro próximo não tenhamos tais recursos disponíveis ??? Envie suas sugestões no fórum da Ignite.

    Quanto a questão de transferência de arquivos, esse é um problema de NAT e não do Openfire. De qualquer maneira você pode ligar o proxy de transferência (Servidor -> Configurações do Servidor -> Configurações do Proxy de Transferência de arquivos) para resolver isso. Depois basta configurar o mesmo nos clientes.

    []s

    ResponderExcluir
  4. Para atualizar eu fiz quase uma nova instalação (mas é muito simples).

    Comecei parando o serviço e fazendo backup da pasta antiga (/opt/openfire para /opt/openfire.old). Depois abri o .tar.gz da nova versão e iniciei ele.

    Fiz então toda a configuração via interface web (uso LDAP e MySQL, então usuários e dados estavam todos preservados) como se fosse uma nova instalação e depois só instalei novamente os plugins.

    []s

    ResponderExcluir
  5. Marcelo

    Caso saiba informar é possivel fazer com que o openfire passe a suportar ao mínimo 60.000 conexões simultaneas sem recorer a modulos (Connection Manager)? Trabalho em uma grande empresa e estamos com esta dificuldade, mesmo atualizando para a nova versao e aumentando o buffer nao ultrapassamos 900 conexões. O que pode está dificultando? Saliento que é usando AD + bco postgree em servidor linux RHE.

    Grato

    ResponderExcluir
  6. Adrix, talvez pela grande quantidade de usuários, no seu caso seja necessário usar os recursos de clustering do Openfire.

    O único porém é que para isso será necessário adquirir a versão enterprise.

    Quanto ao servidor, realmente ainda não vi nenhuma servidor jabber suportar tantas conexões simultâneas sozinho. Mesmo o jabber.org que usa o ejabberd, tem em média 14000 conexões simultâneas (http://status.jabber.org/). Outra solução para seu caso seria colocar vários servidores (em subdomínios) e fazer como que falassem entre si (um por filial, ou por estado, por exemplo), mas para isso é importante ver como está seu AD, para facilitar a autenticação.

    É divulgado pela Ignite Realtime que os módulos do Connection Manager aguentam milhares de conexões simultâneas, o que talvez resolvesse também sua questão. Aliás, desculpe a pergunta, mas pq você não quer usar o Connection Manager ?

    Outra pergunta: como assim não ultrapassam as 900 conexões ? O que acontece ?

    []s

    ResponderExcluir
  7. Marcelo

    Muito agradecido pela resposta.

    Na verdade não existe objeção qto a utilização do módulo. Apenas qria saber definitivamente se é possivel realizar tantas conexões sem recursos adicionais (módulos, cluster, etc).

    Realmente nao conseguimos ultrapassar 900 conexões. Ao chegar neste limite não é possivel que outros usuarios se conecte.


    []ś

    ResponderExcluir
  8. Oi.

    Te aconselho a se inscrever na lista Openfire-BR (http://listas.softwarelivre.org/cgi-bin/mailman/listinfo/openfire-br) e postar tuas dúvidas lá, pq acredito que lá existe gente com mais de mil usuários no mesmo servidor.

    PS: apesar de que 60000 eu acho que seja muito difícil tu conseguir sem clusters ou outros recursos.

    []s

    ResponderExcluir
  9. Olá marcelo.
    Eu por acaso estou a gostar deste blog...
    Sou portugues e uso o openfire desde que era wildfire ou seja uns 3,4 anos nem sei ao certo, eu acho que eles podiam por mais funcionalidades em termos das salas de chat.

    Erros que eu encontro:
    No plugin que não permite os users escreverem uma certa palavra, ao receber a palavra original por exemplo no admin@...pt bloqueia.

    Ao enviar caracteres especiais ou bonarios o servidor bloqueia por completo...

    Ao enviar mais de 1mb de texto o servidor bloqueia...

    Eu criei o meu propio cliente jabber de maneira que todos os users não consigam abusar do servidor.

    Agora o novo plugin Gateway reparei que não consigo ver as fotos dos contactos "msn" nem os contatos a mim.

    No mesmo plugin Gateway gostava de ver o transporte xmpp com notificações de e-mail e o mais importante entrar nas salas de chat tal como o transporte irc...

    Espero que o plugin red5 continue a funcionar claro porque eu criei um sistema voip no meu cliente que só funciona com o mesmo!

    Eu até escrevia para eles "IgniteRealtime.org" mas nao iriam perceber.

    Já agora o meu servidor aguenta bem com mais de 400 users ligados, por vezes o servidor trava uns segundos... Uso um pt4 2.8 com 2gb de ram.

    Marcelo apenas mais uma pergunta:
    Não consigo aumentar a memoria do meu jabber, pode me ajudar porque fiz como dizia num dos posts e sem exito.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  10. Olá Butter.

    Temos realmente de reportar esses erros lá no Fórum para que eles possam verificar isso. O lance é ser insistente e quanto mais gente reportar melhor.

    Quanto a sua dúvida sobre a memória, se as dicas do meu post não funcionaram te recomendo assinar a lista Openfire-BR.
    Lá temos mais de 200 usuários e com certeza um deles irá conseguir te ajudar.

    Você usa a versão Windows ou Linux ?

    Um abraço e obrigado pelo seu contato.

    ResponderExcluir
  11. Eu uso o openfire para windows... e uso no windows vista...

    Tentei fazer como disse aqui no blog e nada alterou...

    vou na pasta bin e nao tem o que disse, fiz o ficheiro como diz la... as tantas nao meti dentro do mesmo como explica la...

    Sera que me pode fazer aqui o que tenho que por dentro do ficheiro para aumentar a memoria de maneira que eu copie a cole la? obrigado, ja agora queria aumentar a memoria para uns 1000...

    ResponderExcluir
  12. Olá Butter.

    Eu nunca usei a versão Windows, mas no caso você deveria colocar dentro do arquivo o seguinte conteúdo:

    -Xms1024m
    -Xmx1024m

    Veja mais nesse link.

    ResponderExcluir
  13. Instalei o openfire no Suse, por ele consigo acessar o openfire pelo firefox.
    http://192.168.2.108:9090 mas por outros computadores na rede não consigo.
    alguem pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  14. Me parece um problema de firewall no computador que está rodando o Openfire.

    Um telnet 192.168.2.109 9090 responde corretamente ?

    []s

    ResponderExcluir