sábado, 27 de outubro de 2007

Openfire - uma análise mais completa

Tenho percebido uma grande movimentação em meu blog que vem de pessoas que a cada dia que passam buscam mais e mais informações sobre Jabber (XMPP - leia mais aqui e aqui), mais especificamente sobre o servidor Jabber Openfire.

O Openfire é um servidor Jabber desenvolvido em Java pela Ignite Realtime. Acompanho o mesmo desde os tempos em que se chamava Wildfire e ainda estava na versão 2.x. Desde lá ele passou por inúmeras melhorias, recebendo mais recursos e aprimorando os que já existiam (como a autenticação LDAP, por exemplo).

O Openfire tem uma gama imensa de recursos, sendo que do meu ponto de vista um dos mais interessantes é o uso de plugins, que permitem extender as funcionalidades do servidor.
Existe quase uma dezena de plugins disponíveis (e outros que já estão em desenvolvimento), dos quais dois eu acho que merecem um destaque especial:
  • Asterisk-IM que "integra" o Openfire com seu servidor Asterisk
  • Gateway IM que integra sua rede Jabber com outros protocolos como MSN, ICQ, AIM, etc... Este em particular eu já havia usado em sua versão Beta, época em que cada transporte (gateway) era um plugin diferente e bastante instável. Nessa última versão (que já não é mais beta) o plugin está muito melhor e mais prático.
Poderia também citar os demais, que são: Broadcast (para mandar mensagens de broadcast para os usuários), Content Filter (para implementar filtro de conteúdo) entre outros.

E a instalação ?

Requisitos básicos para instalação: Java JRE (recomendo a versão 6 update 3), MySQL (dê preferência para a versão 5, que tem suporte a replicação) e um servidor LDAP (opcional, que pode ser usado para autenticação).

Como meu negócio é software livre, eu vou falar da versão pra Linux, é claro.
A instalação é toda via Browser. Antes é claro você precisará abrir o .tar.gz que você baixou (ou instalar o .rpm), instalar o MySQL, criar o DB, o usuário do DB e dar as permissões de acesso ao mesmo. Depois disso basta apontar o browser para o domínio, na porta 9090 e seguir os passos (ex: http://localhost:9090). Claro que isso irá instalar um servidor básico. O resto das configurações são depois feitas pela interface web de administração, ou editando o arquivo openfire.xml que fica na pasta conf, dentro da pasta Openfire.

Já instalei o servidor, e agora ?

Depois do servidor instalado se você estiver usando LDAP para autenticar os usuários e se tiver feito tudo corretamente, basta começar a configurar e conectar os clientes.
Se você não usar LDAP será necessário logar na interface administrativa e criar os usuários e grupos manualmente. Nesse aspecto o Openfire é super bacana. Você pode criar grupos de usuários que se enxergam automaticamente entre si, fazendo com que não seja necessário que os usuários se adicionem uns aos outros na suas listas. Você pode criar vários grupos e fazer com que eles se vejam ou não. Você pode inclusive colocar nos grupos usuários de outros domínios jabber, já que você pode interconectar as redes usando o protocolos s2s.
Essa é outra feature muito legal do Openfire. Você pode permitir que seu servidor se conecte a qualquer outro servidor Jabber, ou você pode fazer uma black list de servidores que não podem ser conectar ao seu servidor, ou ainda uma whitelist só com os servidores que podem ser conectar. No caso da empresa onde trabalho, nosso servidor se conecta somente aos servidores jabber de nossos clientes e com isso podemos incluir contatos dos nossos clientes sem precisar ter um usuário jabber na rede deles. Muito prático.
Outro recurso disponível é a criação de salas de conferência. Você pode configurar os membros que podem acessar a sala, uma senha para acesso e uma série de opções que possibilitam e/ou limitam o que os membros podem fazer na sala.
As mensagens offline também tem uma configuração específica. Você pode armazenar as mesmas (e configurar o que fazer quando o limite de espaço de armazenamento for excedido), pular (não armazenar e informar o remetente) ou liberar (não armazenar e nem avisar o remetente que a mensagem não será entregue).
Com relação a auditoria (que é recurso pelo qual tenho percebido grande interesse por parte dos visitantes do blog), é possível configurar o Openfire para armazenar as mensagens em arquivos de logs (separados por usuário) em uma pasta a ser espeficada, até um limite de espaço a ser determinado (por usuário e total). Você pode configurar por quantos dias os logs serão armazenados (pode ser indefinidamente) e os pacotes a serem auditados. Também é possível informar uma lista de usuários que não deverão ser auditados. Quanto a auditoria, 2 questões devem ser esclarecidas: primeiro, o Openfire não tem um visualizador de logs de auditoria, cabendo a você desenvolver um próprio e segundo, se você utilizar gateways para outros protocolos (MSN, ICQ, etc...) essas mensagens também serão auditadas, o que parece ser algo pelo qual os administradores tem tido muito interesse ultimamente.
Outro recurso que pode ser importante, dependendo da situação é possibilidade de ativar compressão entre o cliente e o servidor. Isso pode ajudar a diminuir o uso de banda em conexões de pouca largura.
Acho que por último e não menos importante também é a capacidade do Openfire de transferir arquivos (ou desabilitar essa feature) entre os clientes. É um padrão do protocolo XMPP, mas merece certamente ser citado, pois muitas pessoas tem dúvidas se isso é possível com Jabber.
Obviamente existem outros recursos que poderiam ser citados mas acho que os principais já foram elencados acima.

E o que vem pela frente ?

A última versão estável é a 3.3.3 sendo que a 3.4 está em desenvolvimento (o programa de beta testing vai até o dia 31 de outubro - próxima quarta) e sua principal novidade será o suporte a clustering permitindo distribuir a carga entre vários servidores que servem o mesmo domínio, além é claro de diminuir o downtime, pois caso uma máquina falhe outra irá continuar atendendo.

Concluindo...

Do meu ponto de vista o Openfire é o servidor que oferece os melhores recursos entre todos os servidores Jabber que conheço e eu com certeza o recomendo para pequenas e médias instalações.
Como já disse num post anterior, não sei informar se ele seria capaz de atender um domínio como o jabber.org, por exemplo, ou que hardware seria necessário para suportar a média de 8000 conexões simultâneas deste.
Se você quiser testar, por favor depois me relate como foi sua experiência.

UPDATE (28/10 - 15:39): Informações adicionais sobre os bancos de dados suportados foram adicionados nos comentários.

UPDATE (25/01): Criada a lista de e-mail Openfire-BR. Saiba mais.

104 comentários:

  1. Conforme comentário postado no Br-Linux por "Sonolento", percebi que esqueci de uma coisa no meu post.

    A informação de que além de MySQL, o Openfire aceita outros servidores de Banco de Dados(via JDBC), que são:

    * Microsoft SQLServer
    * PostgreSQL
    * HSQLDB
    * Entre outros...

    Além desses que vem disponíveis no Openfire, uma lista completa de drivers JDBC pode ser encontrada aqui.

    E se você precisar de mais informações sobre como instalar seu DB para o Openfire clique aqui(Instruções para Oracle e IBM DB2 também estão disponíveis).

    ResponderExcluir
  2. O Openfire é realmente muito bom, principalmente para pequenas instalações. A interface web de configuração é clara e simples, e se for necessária uma configuração mais específica (uma integração com uma base de dados já existente, outro banco, etc..) o suporte da comunidade no forum da Ignite Realtime é bastante consistente. Trabalho com uma base de dados de 900 usuarios e o servidor suporta muito bem.

    ResponderExcluir
  3. Alguem sabe se o OpenFire implementa alguma feature de transmissão de Voz ? Como por exemplo a extensão (não sei se é chamado assim) do GoogleTalk ?
    Claro que outros servers ou protocolos de transmissão de voz através do server Jabber também é legal de saber :)

    Ótimo post! parabéns! Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Realmente não saberia te dizer, pois nunca procurei algo similar. Mas de qualquer maneira nunca vi esse tipo de feature no Openfire, no ejabberd ou no jabberd14. Teria de ver o protocolo XMPP para ver se ele implementa algo do gênero.

    O que andei pesquisando esses tempos foi um cliente XMPP que também suportasse SIP.

    Achei uns 2 ou 3 que náo são software livre. Se souberes de algum por favor me avise.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. amigo, sabe dizer se é possível instalar em um servidor cpanel?
    sem interferir no funcionamento do mesmo?

    ResponderExcluir
  6. Nunca usei o cpanel.
    Realmente não sei te dar essa informação.

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    O OpenFire já possui suporte a SIP utilizando o Spark, que assim como o OpenFire é OpenSource também.

    Ótimo artigo.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde.
    Instalei o Openfire em conjunto com o Spark em cliente que necessitava excluir o MSN por motivos de segurança. O mesmo esta uma maravilha, e faz chamadas de voz dentro desta unidade. O problema é quando eles tentam fazer a chamada de voz para as unidades de fora da Cidade. Eles utilizam o DynDNS e conseguem se comunicar por chat com essas unidades, mas não conseguem transmitir por voz. Aparece uma mensagem de erro: " The voice chat ended.No Media Received. This may caused by firewall configuration problems."
    Alguém poderia me dar uma ajuda para contornar esse problema??
    Desde já agradeço a atenção de todos e excelente Blog.
    Giovani Moura

    ResponderExcluir
  9. como faz pra salvar um historico das conversas da empresa pelo servidor openfire?
    ja revirei!

    ResponderExcluir
  10. Vá na aba Servidor, depois no menu lateral esquerdo vá em Política de auditoria de mensagens e mande ativar a mesma.

    Ali você também deve setar os parâmetros para configuração da auditoria como tamanho máximo de logs, local dos logs, número de dias para arquivar, entre outros.

    Para ver os logs, se você pretende usar Windows, pode seguir a dica do post nesta URL.

    Caso pretenda usar Linux, eu ainda não conheço nenhuma ferramenta, mas o Celso Andrade também me indicou um tal de iBall plugin que pode ser que resolva. No meu caso, quando precisei disso, desenvolvi algo em PHP.

    Assim que avaliar esse plugin vou postar no Blog.

    ResponderExcluir
  11. eu uso pra windows, o programa pra ver os logs eh bem simples e objetivo...

    estou testando o openfire item a item para conhecelo melhor...

    como faz pra habilitar transferencia de arquivos entre protolos diferentes? tipo

    pingdin ou spark para o windows live messenger. pois soh tem regras xmpp-xmpp...

    entendeu???
    desde ja agradeco...

    ResponderExcluir
  12. Eu sinceramente não sei se esse recurso está disponível.

    Nunca precisei usar isso com os transportes.

    ResponderExcluir
  13. Tem como no openfire nos gerenciarmos os contatos do msn . Pois temos que somente deixar os contatos de negocios da empresa e não os amigos , etc ...

    ResponderExcluir
  14. Até o momento o plugin não dispõe desse tipo de recurso e não sei se está sendo implementado.

    O que dá pra fazer pra tentar evitar abusos é informar aos usuários que as conversas estão sendo logadas e auditar eventalmente as mesmas.

    ResponderExcluir
  15. quais os programas que vocês usam para visualizar os logs de auditoria do openfire??

    ResponderExcluir
  16. Eu desenvolvi para um cliente um parser em PHP que faz isso de forma bem simples.

    Se você for usar Windows, pode tentar o LogViewer, dica do Celso Andrade. Saiba mais aqui.

    Ou então tem também o plugin iBall Chat Auditor mas eu estou tendo problemas em fazê-lo funcionar com o Openfire 3.4.1.

    ResponderExcluir
  17. Obrigado pelas dicas. Instalei o plugin iBall Chat Auditor na versão 3.4.1 e está rodando sem problema algum. Eu não sei se é problema do plugin ou do OpenFire, porém os logs de conversas feita via msn via plugin gateway im não são logadas como já tinha dito no outro artigo seu.

    ResponderExcluir
  18. Pois é.

    Depois de testar vou postar um comentário para o pessoal do Openfire sobre essa questão do MSN e dos logs.

    Valeu.

    ResponderExcluir
  19. Olha eu aqui devolta. Só queria avisar que andei testando e vejo que está tudo ok. Consegui ver os logs de MSN e do jabber normalmente no iBall.

    O que tava acontecendo antes é que eu estava utilizando o iBall de forma incorreta. O problema é o seguinte: o campo User/Group é obrigatório só que ele não avisa ou não dá mensagem de erro alguma.

    Portanto tudo ok.

    Abraço aí.

    ResponderExcluir
  20. Ola gostaria de saber se o plugin i-Ball funciona com a versão 3.4.3??

    ResponderExcluir
  21. Em princípio é pra funcionar com Openfire >= 3.3.0.

    ResponderExcluir
  22. Eu instalei no 3.4.3, até chega a aparecer a guia do plugin, mas quando acesso fica em branco, e como atualizei esses dias para essa verão achei que era isso mesmo...

    Vc conhece algum outro que possa roda nessa versão??

    ResponderExcluir
  23. Na realidade eu tenho o mesmo problema com a versão 3.4.1, apesar de muita gente me reportar estar usando o mesmo sem problemas.

    Eu ainda não descobri o porque dessa tela em branco... :-/

    ResponderExcluir
  24. PessoALL, estou precisando resolver o seguinte problena no OprenFire:

    Ambiente Versão e Fabricante da JVM: 1.6.0_03 Sun Microsystems Inc. -- Java HotSpot(TM) Server VM
    Servidor de Aplicação: jetty-6.1.x
    SO / Hardware: Linux / i386
    Idioma / Fuso Horário: pt_BR / Brasilia Time (-3 GMT).

    Memória do Java:
    63.07 MB of 63.31 MB (99.6%) used

    Tenho uma máquina com 2G de memória e gostaria de resolver esse problema. Alguém pode ajudar?

    ResponderExcluir
  25. Pra quem está tendo problemas com o iBall de aparecer "Pagina nao encontrada", instalem o plugin assim:

    # cd /opt/openfire/plugins

    # wget http://www.suchtfaktorx.de/files/iball_auditor-2.0.1.jar

    Depois va na sessão de plugins no console admin e ele estará lá com uma tomada como ícone, aí soh clicar nas setas azuis de reiniciar ao lado e esperar ele instalar o plugin.

    []'s

    ResponderExcluir
  26. Olá pessoal.

    Eu instalei o openfire e gostaia de tirar uma duvida sobre o client.

    É possível que os usuários visualisem todos os que estão online no servidor, sem ter que adicioná-los um a um?

    Grato.

    ResponderExcluir
  27. Olá.

    Pelo que entendi o que você quer fazer pode ser resolvido através dos grupos.

    Acredito que você já tenha descoberto isso na lista (você é o Gabriel ?)

    Se você não for o Gabriel recomendo que acesse os seguintes locais para poder sanar suas dúvidas:

    Lista de-mail Openfire-BR

    Wiki Openfire-BR

    Visite também o canal #openfire-br na rede IRC Freenode (irc.freenode.net)

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  28. Alguem sabe como apagar histórico no I-Ball-Auditor? ou seja, zerar o log?

    ResponderExcluir
  29. Te sugiro atualizar teu openfire para o 3.5.2 e usar o plugin Monitoring Service.

    O iBall é extremamente bugado.

    De qualquer maneira, para zerar log (seja no iBall ou no Monitoring) tu precisa fazer isso no DB. Pode criar um script que apaga conversas com mais de x dias e colocar para rodar no cron.

    []s

    ResponderExcluir
  30. Boa Tarde

    Gostarias de saber como faço para liberar mais memoria java para aumentar o numero de usuarios do openfire 3.5.2

    Obrigado

    ResponderExcluir
  31. Ok Muito Obrigado resolvido de primeira muito simples.


    Valeu

    ResponderExcluir
  32. Quero saber porque o meu msn gerenciado pelo openfire fica caindo?

    ResponderExcluir
  33. Quero saber porque o msn gerenciado pelo openfire fica caindo.

    ResponderExcluir
  34. Existem várias razões para isso.

    Assine a lista Openfire_BR e olhe nos arquivos da mesma que você irá encontrar várias dicas sobre esse assunto.

    []s

    ResponderExcluir
  35. Como faço para comunicar voz usando o openfire e o spark? Não é voip´(ramal pabx), mas sim voz de um ponto spark para outro.

    ResponderExcluir
  36. Infelizmente eu ainda não usei tal recurso então não como posso ajudá-lo.

    Experimente postar sua dúvida na lista do Openfire-BR. Lá você poderá encontrar alguém para ajudá-lo.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  37. Como liberar as transferências de arquivos no openfire ? Uso o cliente Pandion mas sempre aborta a transferência.

    ResponderExcluir
  38. Dentro da mesma rede não é preciso fazer nada, pois a transferência se dá sem problemas.

    Agora se você está em redes diferentes (Internet, por exemplo), atrás de NAT, realmente é bem mais complicado.

    Para tentar melhorar a situação, você pode ativar o Proxy de Arquivos (porta padrão 7777) que tem no Openfire. Isso pode é claro demandar de alguns ajustes no firewall, dependendo do caso.

    []s

    ResponderExcluir
  39. Olá!

    Meu nome é Gean e gostaria de saber se há a possibilidade de bloquear o envio de arquivos. Temos um Callcenter e não queremos que os usuários utilizem esta opção.

    Já tentei inibir a transferência desabilitando o “Proxy de Arquivos”, mas não adiantou, e isso está nos impedindo de utilizar a ferramenta Openfire.

    A estrutura que tenho para testes atualmente é:

    - Servidor Windows
    - Openfire 3.6.3
    - Spark 2.5.8

    Desde já agradeço a colaboração

    ResponderExcluir
  40. Olá Gean.

    Nunca precisei fazer tal operação, mas o Proxy de Arquivos é usado exatamente pra tu conseguir transferir quando não é possível (o inverso do que tu quer).

    Dê uma olhada na lista Openfire-BR, que tal tópico já esteve em discussão, mas infelizmente não sei como foi finalizado.

    []s

    ResponderExcluir
  41. Olá Pessoal.

    Estou implantando o Openfire para 150 usuários de minha empresa num servidor Debian (Etch) Linux com clientes PSI. Estou usando a conexão com o Active directory para administração de usuários e grupos e tudo parece estar indo bem, com uma excessão: Quando adiciono usuários no AD os mesmos são mostratos na interface de administração do OpenFire, mas os mesmos NÃO aparecem em seus respectivos grupos automaticamente, nem mesmo na lista de contatos (roster) de cada cliente Jabber.
    No painel, os grupos somente são atualizados se for feita a limpeza do cache do openfire para os itens "Group" e Roster" e, mesmo assim, a lista de contato de cada usuário só é atualizada quando o cliente jabber é reconectado.
    Reiniciando o Openfire tudo é atualizado coretamente e os clientes jabber são desconectados mas, essa não é uma situação muito confortável e dificultaria muito a administração de usuários. O ideal é que as atualizações do Active Directory fosse propagadas automaticamente para o Openfire e para os clientes jabber.
    Alguém poderia me informar se existe uma solução para isso ou se essa é uma característica (ou bug mesmo) do Openfire.

    Obrigado.

    Jefferson Pugliese

    ResponderExcluir
  42. aparecu imagens no meu blog escrito:
    bandwidth exceeded
    O que devo fazer? Tem a ver com as imagens? Geralmente salvo as imagens no computador e depois posto com o ícone para postar imagens do blogger. Fiquei sabendo que com vídeos não se pode fazer assim.Tem a ver com minha maneira de postar imagens este problema?

    ResponderExcluir
  43. Olá.

    Acho que sua dúvida não tem muito a ver com esse post.

    Bandwidth exceeded significa que você excedeu seu limite de banda contratado para seu site.

    []s

    ResponderExcluir
  44. Olá "anônimo".

    Eu realmente não passei por situação similar pois não tenho nenhum caso de Openfire + AD.

    Envie um e-mail para lista Openfire-BR que é possível que você consiga mais ajuda sobre esse assunto.

    []s

    ResponderExcluir
  45. Olá...
    Gostaria de saber se existe uma forma de bloquear que os usários conversem entre si. Estou com o openfire e spark.
    Se existe uma forma de indicar quais usuários podem enviar mensagens.
    obrigada.

    ResponderExcluir
  46. Olá.

    O que você quer pode ser conseguido usando o plugin Packet Filter.

    É bastante trabalhoso, mas pode ser feito. Você pode aceitar mensagens de alguns usuários e mandar dropar todas as demais.

    []s

    ResponderExcluir
  47. Pfv, alguem poderia me ajudar em como faço para apagar uma determinada conversa no Spark ? Consigo visualizar todas atraves da aba "arquivamento" mas nao consigo escolher uma e apagar.

    ResponderExcluir
  48. Alguem poderia me ajudar em como faço para apagar uma determinada conversa no Spark? Já tentei de várias formas e não consigo.

    ResponderExcluir
  49. Olá, tenho uma conta em um servidor web, gostaria de instalar o open fire ou fazer funcionar de alguma forma para que os usuários de suas casas loguen-se no servidor web através do pandion por exemplo, tem como fazer isto?

    ResponderExcluir
  50. Você tem nesse servidor acesso ao console para instalar coisas nele ?

    Você vai precisar de no mínimo java e mais o openfire.

    []s

    ResponderExcluir
  51. Marcelo,

    Não consigo dentro do Openfire acessar a tela de configuração das regras do Packet Filter..

    Quero fazer aquele lance de integrar o Spark com MSn (ja esta ok) e bloquear alguns usuários...

    ResponderExcluir
  52. As regras do Packet Filter ficam no menu lateral esquerdo na aba "Configurações do Servidor".

    []s

    ResponderExcluir
  53. Ola pessoal,
    Estou com um problema de atualização da lista de usuários. O openfire não está enviando atualização da lista de usuário para os clientes. Ou seja, nunca sei quem está online ou não, só sei desconectando e conectando.
    Existe algum procedimento que eu possa fazer para arrumar o problema?

    ResponderExcluir
  54. Bom dia.
    Eu sou o Fabio se alguem puder me ajudar, gostaria de saber o nome e onde fica localizado o arquivo que armazena as conversas de usuários no spark.

    ResponderExcluir
  55. Olá marcelo, estou tentando usar chat por voz no openfire+spark, mais mostra uma mensagem de erro: " The voice chat ended.No Media Received. This may caused by firewall configuration problems." Não consigo encontrar o problema

    ResponderExcluir
  56. Olá.

    Eu não tenho nenhum caso de uso de chat por voz nas minhas instalações.

    Como a mensagem de erro fala em questões de firewall te recomendo desativar o mesmo temporariamente em ambas as pontas (e no servidor) para verificar se assim o chat funciona.

    Se funcionar você vai precisar verificar quais portas precisam estar liberadas para que o recurso esteja disponível.

    []s

    ResponderExcluir
  57. Boa tarde,

    Instalei o Openfire, so que depois que fizemos uma mudança no servidor ele parou de funcionar, e não consigo mais logar com usuario de adm no openfire. Gostaria de saber se tem como resetar a senha de adm, ou alguma outra maneira de entrar nas configuraçoes.

    ResponderExcluir
  58. Qual versão do Openfire você está usando ?

    Você só mudou a mesma versão de hardware ou também atulizou o servidor ?

    []s

    ResponderExcluir
  59. como apago algumas conversas ?

    ResponderExcluir
  60. Olá.

    Isso já foi amplamente discutido na lista Openfire-BR.

    Pesquise nos arquivos da mesma e você encontrará sua resposta.

    Se você usa o plugin Monitoring Services, isso envolve edição do DB.

    []s

    ResponderExcluir
  61. Olá Marcelo, boa tarde!
    Fiz a instalação de meu openfire hoje. Agora quero fazer contato com clientes externos usando minhas contas de msn. Na verdade tenho meus usuários com contas de Msn cadastrados no windows live, e isso com o dominio da minha empresa. Poderia me indicar onde faço esse cadastro para que eu consiga quando o usuário logar ele tenha contato com um cliente que usa messenger?

    Desde já agradeço Muito!
    Atenciosamente,
    Esdras

    ResponderExcluir
  62. Dê uma lida nesse post.

    A única diferença é que você deve usar o Kraken ao invés do Gateway IM que foi descontinuado.

    Pode usar o Kraken 1.1.3 beta 2 mesmo.

    []s

    ResponderExcluir
  63. Parabéns Marcelo!

    O Kraken funcinou perfeitamente.
    Agora estou afinando as configurações.
    Depois volto aqui para falar como ficou.

    Muito Obrigado por enquanto.

    Att,
    Esdras

    ResponderExcluir
  64. Olá Marcelo, parabens pelo blog, extremamente util. Gostaria de uma fagulha do seu conhecimento. Onde trabalho implantamos o openfire juntamente com o pandion (servidor linux + estações windows). Só que por curiosidade habilitei o cliente pidgin no openfire e tentei conectar do meu ubuntu 10.10. Consegui, mas não sei se por coincidencia ou não o servidor ficou instavel, desconectando varios usuarios e os conectando novamente, isso constantemente. Mas o meu usuario continuava ok. Quando notei a instabilidade no servidor me desconectei imediatamente tentando resolver o problema, mas o mesmo continuou. Tivemos que reinstalar o servidor para que voltasse ao normal. Vc conhece alguma incompatibilidade do cliente pidgin com o openfire que possa ocasionalmente ter causado esse problema. Agradeço sua atenção. Alex Gomes

    ResponderExcluir
  65. Olá Alex.

    Bom saber que o blog tem sido útil. :-)

    Eu desconheço qualquer incompatibilidade com o Pidgin. Em praticamente todas instalações que fiz os usuários usam esse cliente (eu inclusive uso o mesmo).

    Existem problemas conhecidos de memory leak com o Empathy (cliente padrão do Ubuntu), então eu nunca recomendo o uso de tal software.

    []s

    ResponderExcluir
  66. Ola marcelo,

    Estou com um problema...
    Meu AD de mais de 1000 usuários, só que meu Spark, na configuração só lista até 1000.
    Como faço pra aumetar isso?
    Abraço

    ResponderExcluir
  67. Oi David.

    É provável que seu AD esteja configurado para listar somente 1000 usuários numa pesquisa.

    Isso é feito normalmente com o LDAP para garantir uma melhor performance.

    Você já verificou isso ?

    []s

    ResponderExcluir
  68. bom dia, preciso de ajuda, instalei o openfire numa maquina 2003, ele faz consulta no ad, e usa banco de dados externo mysql, o problema q tenho e o seguinte:
    alguns usuarios qdo logan so aparecem no openfire como off line, no spark ele ta com status online, no openfire ele aparece autenticado, mais presença offline, ja fui no console e fechei a conexão, reiniciei o openfire, mais continua com mesmo problema. alguem sabe o q pode ser?favor enviar resposta para atilal@ig.com.br, obrigado e a paz do senhor para todos

    ResponderExcluir
  69. Olá.

    Te aconselho a te inscrever na lista Openfire-BR e postar tua dúvida lá.

    São mais de 500 participantes e creio que lá você conseguirá achar a resposta para seu problema.

    Abraço,

    ResponderExcluir
  70. Boa tarde!

    Alguém sabe me indicar onde eu vejo os requisitos de hardware para Openfire?

    ResponderExcluir
  71. Boa tarde!

    Alguém sabe me indicar onde eu vejo os requisitos de hardware para Openfire?

    ResponderExcluir
  72. Olá.

    Não conheço uma página ou uma documentação específica que tenha a informação que você deseja.

    Qual seria o seu cenário ?

    []s

    ResponderExcluir
  73. E ae Marcelo, seria mais ou menos para uns 1200 usuários, procurei algum tipo de documentação mas também não achei nada, se você tiver alguma base eu agradeço. Abs

    ResponderExcluir
  74. Olá, gostaria de saber, como faço para poder transferir arquivos de uma conta do msn, para o spark?

    ResponderExcluir
  75. Edu,

    os 1200 usuários seriam simultâneos ??? Pq é realmente isso que faz a diferença.

    []s

    ResponderExcluir
  76. Anônimo,

    se você usar o Kraken Gateway poderá conectar suas contas XMPP com a rede MSN. No entanto, não sei te informar se será possível transferir arquivos, mas eu creio que sim.

    Com o lançamento da interface XMPP para a rede MSN, anunciada pela Microsoft, creio que em breve já será possível integrar os servidores XMPP com a rede MSN de forma simples e com os recursos necessários.

    []s

    ResponderExcluir
  77. E ae Marcelo,

    É bem provável que seja os 1200 usuário, pois a ideia é que seja um serviço igual ao correio, todos os usuários vão ter. Acho que vai ter que ser uma máquina boa, e trabalhar com cluster e distribuir os usuários em pools e pode ser de acordo com a localidade.

    ResponderExcluir
  78. Edu,

    para facilitar as coisas te sugiro o seguinte: te inscreve na lista Openfire-BR e posta tudo isso com teu cenário mais completo possível (filiais, links de internet, etc...) para que mais gente possa compartilhar os conhecimentos.

    O que você precisa pode ser feito de várias maneiras. Lá podemos discutir isso de forma mais abrangente para encontrar a solução mais adequada.

    []s

    ResponderExcluir
  79. Valeu Marcelo, vou estudar um pouco mais e vou fazer a inscrição na lista! Abs e feliz natal e boas festas para todos! ;)

    ResponderExcluir
  80. Bom dia, aqui na empresa, estou utilizando o openfire com o pidgin, e tenho uma dúvida, se eu mandar uma msg utilizando o Pidgin, para um contato do Msn que está Offline, ele não recebe, alguém sabe se tem algum meio de fazer isso?

    ResponderExcluir
  81. A rede MSN não armazenava mensagens para usuários offline.

    Não sei se isso foi modificado nos últimos tempos...

    []s

    ResponderExcluir
  82. oi Macelao, boa tarde.

    veja se pode me ajudar, conforme abaixo, meu JAVA esta com memoria no limite, como faço para aumentar,olhando seu blog eu tentei editar o arquivo do diretorio e aumentar , so que ao iniciar da erro, estou usando o open em win 2003 server.


    SO / Hardware: Windows 2003 / x86
    Idioma / Fuso Horário: pt_BR / Brasilia Time (-3 GMT)
    Memória do Java
    924,06 MB of 990,00 MB (93,3%) used

    ResponderExcluir
  83. Bá,

    no Windows eu fico devendo. Todos Openfire que instalei foram em Linux.

    Na lista Openfire-BR isso já foi discutido exaustivamente. Provavelmente lá alguém conseguirá te ajudar.

    []s

    ResponderExcluir
  84. Bom dia Marcelo

    Como não permitir que o usuario tenha acesso a opção PREFRENCIA DO SPARK ??? tem usuario desabilitando a opção DESATIVAR HISTORICO mas a empresa que todo historico de conversa dos funcionarios para futuras auditorias.
    Att
    Samuel Soares
    samucaweb@gmail.com

    ResponderExcluir
  85. Olá.

    A forma correta de armazenamento do histórico de conversas é através do uso do plugin Monitoring Services, que irá armazenar as conversas no DB.

    Assim você não irá depender da configuração do cliente.

    []s

    ResponderExcluir
  86. Boa Tarde Marcelo,

    Possuo uma lista com 100 usuários a serem cadastrados no Openfire, seria possivel importa-los através de uma arquivo base sem a necessidade de cadastrar um a um?

    ResponderExcluir
  87. Tranquilamente.

    Basta criar um script para adicioná-los no banco de dados.

    PS: não utilize o DB interno.

    []s

    ResponderExcluir
  88. Marcelo,

    não tenho acesso direto ao server de instalação do openfire, executo o acesso via browser com um usuário de nivel avançado, mas não administrador. Seria possivel utilizando o plugin "User Import Export" criar um arquivo em xml para importação com as informações de dos usuários e o grupo ao qual desejo adiciona-los? Caso sim, preciso apenas de um rascunho modelo da maneira na qual devo dispor as informações para importação no Openfire...
    Independente de qualquer coisa, muito grato.. é um excelente blog... a galera "se ajuda" e não apenas pede ajuda.

    ResponderExcluir
  89. Oi Lucas.

    Segue a documentação do plugin com exemplos do xml:

    http://www.igniterealtime.org/projects/openfire/plugins/userimportexport/readme.html

    Espero que isso te ajude a resolver a questão.

    []s

    ResponderExcluir
  90. Como faço para utilizar o spark por voz? tem alguma versão especifica?

    Grato.

    ResponderExcluir
  91. Olá.

    Existe um plugin no Spark chamado Sip Phone Plugin, que serve exatamente para isso, mas não sei se ele ainda está sendo atualizado/mantido.

    Como não utilizo Spark e nunca precisei de tal feature fiz poucos testes e não tive muito êxito.

    Vi que você já mandou e-mail para a lista. Lá talvez você consiga mais informações.

    Boa sorte.

    []s

    ResponderExcluir
  92. Fiz a instalação do openfire integrada com o openldap. Até aí tudo bem. Só que quando vou no openfire aparece todos os usuários e grupos do ldap, só que quando eu clico num grupo não aparece os membros desse grupo. Você sabe me informar o que pode está acontecendo para que o openfire não traga os relacionamentos dos usuários com os seus grupos?

    Desde já agradeço pela atenção.

    José Maria

    ResponderExcluir
  93. Olá José.

    Eu sempre utilizo o LDAP somente para a autenticação dos usuários. Os grupos eu prefiro manter no DB.

    Infelizmente não saberia te dizer a causa deste teu problema.

    []s

    ResponderExcluir
  94. Ola Marcelo!
    FileTransferDisabler não esta funcionando com o OpenFire 3.7.1, tem alguma idéia ou sugestão, para bloqueio de envio de arquivos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      O FileTransferDisabler é um plugin beta e como tal está sujeito a não funcionar em todas as versões.

      Você já analisou os logs para ver o erro que ocorre? Existe algum alerta de incompatibilidade nos mesmos?

      []s

      Excluir
  95. Bom Dia, Marcelo

    Muito obrigado pela sua atenção.

    Segue abaixo o log de erro:
    12.08.13 15:27:06 org.jivesoftware.openfire.container.PluginManager - Error unloading plugin filetransferdisabler-1.0.1. Will attempt again momentarily.

    Atenciosamente,

    Marcos Santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos.

      Me parece que o log que você enviou é a consequência e não a causa do problema.

      Publique mais informações do seu log no pastebin.com e indique a URL para que seja possível visualizá-lo (cuidado para não publicar informações sensíveis).

      []s

      Excluir
    2. Ola Marcelo, Boa Tarde!!!
      *** abaixo linhas do error.log ***
      2012.08.16 12:58:53 org.jivesoftware.openfire.container.PluginManager - Error installing plugin: Input stream was null or pluginFilename was null or had no length.
      2012.08.16 12:58:53 org.jivesoftware.util.Log - Plugin manager failed to install plugin:

      Excluir
    3. Realmente me parece uma incompatibilidade do plugin com a última versão do Openfire.

      Te aconselho a postar tua dúvida na lista Openfire-BR. Lá talvez alguém já tenha passado por isso e possa ter dar alguma dica.

      []s

      Excluir
  96. Bom Dia, Marcelo!
    Tenho Openfire integrado com o AD, funciona direitinho. agora utilizando o client spark, quando vou incluir um contato, no resultado da busca gostaríamos que ele também mostrasse o nome, além do nome do usuário(login), pois em nossa empresa o nome de usuário(login)é um código maluco, assim qdo nossos usuários pesquisam por novos contatos, o resultado de busca só mostra o tal código.
    Se tiver alguma sugestão por favor me encaminhe.

    Atenciosamente,

    Marcos

    ResponderExcluir
  97. Olá.

    Eu não tenho mais utilizado o Spark, e me parece que o que você quer trata-se de uma configuração do mesmo.

    Te sugiro postar sua dúvida na lista Openfire-BR, pois lá existem muitos usuários de Spark.

    []s

    ResponderExcluir
  98. instalei o spark mas funciona somente se estiver com internet, alguem sabe se é alguma configuração?

    ResponderExcluir
  99. instalei o spark mas funciona somente se estiver com internet, alguem sabe se é alguma configuração?

    ResponderExcluir