quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Gnarwl - um "vacation" usando LDAP

Procurando uma solução de resposta automática para e-mail para um servidor rodando Postfix e Courier, me deparei com uma ferramenta muito interessante.

Trata-se do GNARWL.

Gnarwl é um autoresponder de e-mail que se integra a um servidor LDAP, o que resolveu a minha questão de imediato, já que todas as contas de e-mail estavam armazenadas em um.

Ele tem um schema próprio que ao ser incluído no LDAP libera uma nova classe (Vacation) e novos atributos. Entre eles os mais importantes são o vacationActive (resposta automática ativa ou não) e vacationInfo (mensagem da resposta automática).

O Gnarwl também tem arquivo de configuração próprio que permite setar o tempo de intervalo de resposta para mensagens vindas de mesmo remetente (como no vacation) e outras coisas mais.

É uma excelente solução para quem está precisando de uma configuração de resposta automática para seu servidor.

E o melhor de tudo, para integrar ao postfix basta uma meia dúzia de linhas.

Vale a pena dar uma olhada.


UPDATE (07/07/2008):
  • Clique aqui para ir para o novo site do projeto.
  • A última versão disponível (3.4) possui um "plugin para o Horde" que permite manipular o Gnarwl direto na interface de configurações dos usuários. Com isso o controle do vacation fica muito mais simples (ainda não testei com quais versões do Horde funciona). Não sei se as versões anteriores já traziam o recurso, mas é possível que já estivesse disponível há algum tempo.
UPDATE (12/08/2009)
  • Saiba como fazer o Gnarwl funcionar com TLS aqui.