quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Openfire e o plugin Gateway IM

Um recurso que pode ser bem importante para quem pensa em implementar um servidor de mensagens instantâneas é poder se interligar com as outras redes de IM disponíveis (ICQ, MSN, AIM).

Por mais que você pretenda usar somente o Jabber, muitas pessoas continuarão pelo menos no período inicial de implantação necessitando de suas contas nas outras redes para manter seus contatos ativos.

Pensando nisso, resolvi falar sobre um plugin que pode ser a solução se você tem esse problema: o Gateway IM.

O Gateway IM permite que você instale os chamados transportes sobre o Jabber. Os transportes nada mais são que meios de se acessar um conta de outra rede (MSN, ICQ ou outros protocolos) usando sua própria conta Jabber. Isso permite ao SysAdmin bloquear totalmente esses protocolos em sua rede e liberar os mesmos somente para usuários específicos. E fica melhor: você pode liberar a conta ICQ para o usuário A, para o usuário B liberar somente a conta MSN e para o usuário C não liberar rede nenhuma. O plugin é muito flexível.

Após a instalação do plugin, aparecerá uma nova opção chamada Gateways na aba do Servidor (bem no final da lista). Lá existem 2 itens:

Configurações: nesse item você irá determinar quais tipos de gateway quer liberar (AIM, Gadu Gadu, ICQ, IRC, MSN e Yahoo). Existem outros gateways experimentais os quais eu não recomendo que sejam marcados em servidores de produção.

Cada gateway tem 3 opções:

Testes: aqui você irá testar a conexão de seu server Jabber com a rede que você quer conectar.
Opções: aqui você irá configurar os dados de conexão a rede (os dados default costumam funcionar bem).
Permissões: aqui você irá setar como serão as permissões de acesso, que são 3 possíveis: Todos os usuários podem ser registrar. Esses usuários e/ou grupos podem se registrar (você então deverá informar os usuários e grupos com permissão) ou Somente registro manual (o que obriga que você cadastre cada usuário e sua conta específica na rede que será acessada - é mais trabalhoso, mas gera o maior controle possível).

Registros: Se você tiver escolhido para algum gateway a opção de registro manual, nesse item você irá mapear o usuário jabber e sua conta na rede externa. Para isso basta adicionar o novo usuário e colocar seu login da rede Jabber, o tipo de gateway, o usuário da rede externa, sua senha da rede externa e o apelido.
Ao cadastrar minha conta MSN na conta Jabber de nosso servidor, tão logo cliquei no botão Adicionar e minha conta MSN foi automaticamente desconectada do Pidgin. Instantaneamente meus contatos MSN começaram a aparecer na minha lista através do transporte Jabber.

Percebe-se que realmente o plugin além de ser muito útil é bastante simples de utilizar. E o que é ainda melhor, já que seus usuários estarão navegando via Jabber, todas as mensagens das outras redes também poderão ser monitoradas via a auditoria do Openfire.

Se você preferir pode também usar outros clientes específicos Jabber para evitar que os usuários tenham acesso a outros protocolos. Seguem algumas sugestões:

psi - Linux/Windows
Coccinella - Linux/Windows
Exodus - Windows

E outros mais podem ser encontrados aqui.

UPDATE (25/01): Quer trocar idéias com usuários do Openfire ? Cadastre-se na lista Openfire-BR


UPDATE 17/06/2012: Saiba mais sobre o Spectrum IM, o projeto atual do desenvolvedor do Kraken e do Gateway IM (ambos descontinuados).