quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Openfire e o plugin Gateway IM

Um recurso que pode ser bem importante para quem pensa em implementar um servidor de mensagens instantâneas é poder se interligar com as outras redes de IM disponíveis (ICQ, MSN, AIM).

Por mais que você pretenda usar somente o Jabber, muitas pessoas continuarão pelo menos no período inicial de implantação necessitando de suas contas nas outras redes para manter seus contatos ativos.

Pensando nisso, resolvi falar sobre um plugin que pode ser a solução se você tem esse problema: o Gateway IM.

O Gateway IM permite que você instale os chamados transportes sobre o Jabber. Os transportes nada mais são que meios de se acessar um conta de outra rede (MSN, ICQ ou outros protocolos) usando sua própria conta Jabber. Isso permite ao SysAdmin bloquear totalmente esses protocolos em sua rede e liberar os mesmos somente para usuários específicos. E fica melhor: você pode liberar a conta ICQ para o usuário A, para o usuário B liberar somente a conta MSN e para o usuário C não liberar rede nenhuma. O plugin é muito flexível.

Após a instalação do plugin, aparecerá uma nova opção chamada Gateways na aba do Servidor (bem no final da lista). Lá existem 2 itens:

Configurações: nesse item você irá determinar quais tipos de gateway quer liberar (AIM, Gadu Gadu, ICQ, IRC, MSN e Yahoo). Existem outros gateways experimentais os quais eu não recomendo que sejam marcados em servidores de produção.

Cada gateway tem 3 opções:

Testes: aqui você irá testar a conexão de seu server Jabber com a rede que você quer conectar.
Opções: aqui você irá configurar os dados de conexão a rede (os dados default costumam funcionar bem).
Permissões: aqui você irá setar como serão as permissões de acesso, que são 3 possíveis: Todos os usuários podem ser registrar. Esses usuários e/ou grupos podem se registrar (você então deverá informar os usuários e grupos com permissão) ou Somente registro manual (o que obriga que você cadastre cada usuário e sua conta específica na rede que será acessada - é mais trabalhoso, mas gera o maior controle possível).

Registros: Se você tiver escolhido para algum gateway a opção de registro manual, nesse item você irá mapear o usuário jabber e sua conta na rede externa. Para isso basta adicionar o novo usuário e colocar seu login da rede Jabber, o tipo de gateway, o usuário da rede externa, sua senha da rede externa e o apelido.
Ao cadastrar minha conta MSN na conta Jabber de nosso servidor, tão logo cliquei no botão Adicionar e minha conta MSN foi automaticamente desconectada do Pidgin. Instantaneamente meus contatos MSN começaram a aparecer na minha lista através do transporte Jabber.

Percebe-se que realmente o plugin além de ser muito útil é bastante simples de utilizar. E o que é ainda melhor, já que seus usuários estarão navegando via Jabber, todas as mensagens das outras redes também poderão ser monitoradas via a auditoria do Openfire.

Se você preferir pode também usar outros clientes específicos Jabber para evitar que os usuários tenham acesso a outros protocolos. Seguem algumas sugestões:

psi - Linux/Windows
Coccinella - Linux/Windows
Exodus - Windows

E outros mais podem ser encontrados aqui.

UPDATE (25/01): Quer trocar idéias com usuários do Openfire ? Cadastre-se na lista Openfire-BR


UPDATE 17/06/2012: Saiba mais sobre o Spectrum IM, o projeto atual do desenvolvedor do Kraken e do Gateway IM (ambos descontinuados).

26 comentários:

  1. Este plugin seria realmente útil se pudéssemos criar um email do tipo empresa@hotmail.com, e fazer com que todos os contatos contidos dentro da conta empresa@hotmail.com fosse, vistos e compartilhados ao mesmo tempo entre todos os usuários da rede jabber. Assim teríamos uma restrição de QUAIS usuários, dentro de uma conta do msn, poderiam ser acessados.

    ResponderExcluir
  2. Sim, essa realmente seria a forma mais simples de controle mas eu não conheço nenhum plugin que faço algo similar.

    Outra forma de evitar abusos seria informar aos usuários que as mensagens do MSN estão sendo gravadas e que o mesmo foi liberado somente para uso comercial e não pessoal.

    Depois basta ativar os logs de auditoria e fazer um controle periódico para ver se não tem ninguém "fazendo o que não deve" :-)

    Claro que isso envolve outras questões legais, mas eu acredito que possa ser feito sem problemas.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a materia. Gostaria de saber se e possivel deixar apenas um usuario ex: RODRIGO conectado a o msn RODRIGOVENDAS@HOTMAIL.COM para que ele nao mude a configuracao na estacao e acesse outra conta de msn ex: a pessoal dele.

    ResponderExcluir
  4. Sim, você tem de vincular uma conta jabber a uma conta MSN.

    Tipo: tu vincula a conta rodrigovendas@hotmail.com a conta rodrigo@jabber.seudominio.com.br.

    Assim quando ele logar no jabber (Openfire), automaticamente vai logar na conta do MSN vinculada.

    E isso só pode ser alterado pelo administrador.

    Era essa a dúvida ?

    ResponderExcluir
  5. Tem que ser feita alguma configuração adicional para o OpenFire gravar os logs do MSN vinculado a uma conta jabber. Estou testando aqui e ele só esta gravando os logs da conta jabber.

    ResponderExcluir
  6. Estranho.

    Onde eu hoje uso auditoria não estou usando nenhuma conexão com outras redes, mas como os transportes são todos feitos via Jabber deveria haver log direto das conversas.

    Vou verificar melhor assim que sobrar um tempo e posto mais aqui.

    E se você achar algo, pora favor fique à vontade para postar também.

    ResponderExcluir
  7. Otimo dica..so que fiz a configuracao que vc postou, mas meus contatos nao passaram para o Pidgin, somente os gruos de contatos, mas com a quantidade 00, pode me dar aguma dica?

    aracos

    douglas

    ResponderExcluir
  8. Bom dia!

    Uso o openfire 3.6.0 e o plugin gateway im 1.2.4d e o que acontece: todos os usuários que são associados ao msn e utilizam o endereço do hotmail, ficam caindo toda hora. Alguém tem alguma idéia?

    ResponderExcluir
  9. Estou com o mesmo problema... já troquei o cliente tentei com o spark, Pandion e nada.. fica caindo toda hora.. tb uso o gateway im usando o msn...

    ResponderExcluir
  10. Olá.

    Aconselho que você dê uma olhada no Kraken (http://kraken.blathersource.org/), que veio pra substituir o Gateway IM.

    []s

    ResponderExcluir
  11. O Openfire é um excelente servidor de chat e o gateway IM resolveu os problemas de MSN da empresa em que trabalho! Até agora não tivemos qualquer problema com o plugin e conseguimos visualizar os relatórios (logs) das conversas sem problema. Recomendo.

    ResponderExcluir
  12. Instalei esta semana o openfire (a versão está atualizada) porém o plugin GATEWAY IM não está disponível para download. Alguém poderia me enviar ? Agradeço.
    Email: felipe@fcalmeida.com

    ResponderExcluir
  13. Olá Felipe.

    Aconselho que você dê uma olhada no Kraken (http://kraken.blathersource.org/), que veio pra substituir o Gateway IM.

    []s

    ResponderExcluir
  14. Olá Marcelo...

    bom... estou com o seguinte problema aqui na empresa: estou com o oprenfire rodando blzinha e o kaken tbm instalado e rodando... o problema é que ao tentar se conectar com o transporte msn, apenas meu usuário não consegue se conectar no transporte (não consigo "importar" os contatos), ele ativa o transporte, chega a mostrar a quantidade de emails não lidos, mas não mostra os contatos do hotmail. fiz o teste no client pandion e spark. ja fiz o teste em outros usuários e foram com sucesso. Só no meu dá esse problema. Todos os usuários foram criados com a mesma permissão. Séra pela grande quantidade de contatos que possuo?

    à espera de um Milagre ;'(

    ResponderExcluir
  15. Acho que já li algo a respeito com relação a grande quantidade de contatos.

    Veja se tu acha algo na lista Openfire-BR.

    []s

    ResponderExcluir
  16. Tenho o email da empresa onde utilizo no msn e tenho minha lista de contatos (Ex: usuario@meudominio.com.br). Essa minha lista de contatos e toda renomeada no msn, quando eu utilizo a mesma configurada no servidor openfire, e ao acessar o cliente spark meus contatos não aparecem renomeados como no cliente windows live. Mesmo que eu volte a renomea-los no cliente spark atraves de sua opção, apos reinicia-lo ele retorna como no inicio, sem renomeações. Alguma solução pra isso??

    ResponderExcluir
  17. Talvez seja possível renomeá-los no seu roster, através do console web.

    Você já tentou realizar tal operação ?

    []s

    ResponderExcluir
  18. Marcelo seria esse diretorio?

    http://img46.imageshack.us/img46/4243/tela01.jpg

    Pelo que eu sei, em "registros" eu adiciono a conta na qual o usuario com permissão de logar atraves dos transports irá utilizar...
    Verifica por gentileza se estou no diretorio correto.

    ResponderExcluir
  19. Sim, nesse local você poderá vincular seu JID local com sua conta MSN.

    []s

    ResponderExcluir
  20. alguem sabe se existe cliente para SKYPE?

    ResponderExcluir
  21. Existe um gateway para Openfire chamado Karaka.

    Veja como instalá-lo aqui. Ah, e depois poste aqui seus comentários.

    Mas leia também esses comentários.

    []s

    ResponderExcluir
  22. Amigos, boa noite.

    Estou com problemas em carregar meu MSN no spark o gateway está liberado para meu usuario porém quando digito e-mail+senha ele não carrega, alguem pode ajudar?

    Douglas

    ResponderExcluir
  23. ja existe algum plugin para o uso do Skype juntamente com o OpenFire?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Não existe e nem deve existir, devido a questões técnicas e legais.

      Saiba mais neste link que trata desta situação no projeto Pidgin.

      []s

      Excluir
  24. ja existe algum plugin para o uso do Skype juntamente com o OpenFire?

    ResponderExcluir