sexta-feira, 25 de abril de 2008

Openfire e o plugin Monitoring Service

Simplesmente sensacional !!!

É só assim que consigo descrever o plugin Monitoring Service, que foi disponibilizado para a versão 3.5.1 do servidor XMPP Openfire.

O plugin dispõe de uma interface fácil e interativa que permite monitorar e ver todos os chats realizados em seu servidor.

Para usar/configurar o plugin clique em Servidor e vá na "aba" Arquivamento.

Lá você encontrará 3 itens no menu lateral esquerdo:
  • Arquivo de busca: nesse item você pode realizar as pesquisas por usuário, data e palavra chave. Além de ver todas as conversas que atendem sua pesquisa, você ainda pode gerar um PDF da mesma.
  • Ajustes de arquivamento: aqui você configura como e o que deseja monitorar.
  • Conversas: nesse item você pode ver as conversas ativas.
Usar esse plugin dispensa maiores explicações.

E tem mais: além da "aba" Arquivamento, você também verá que existe a "aba" Estatísticas, onde você poderá ver todas as estatísticas de uso de seu servidor, inclusive das conversas atuais (se você habilitar o arquivamento é claro).

Esqueça o plugin iBall. Se você precisa monitorar conversar via Jabber, instale agora mesmo o Openfire 3.5.1 e o plugin Monitoring Service.

Não perca tempo e atualize o seu Openfire agora. Certamente você não irá se arrepender.

Seguem alguns screenshots mostrando os novos recursos:





90 comentários:

  1. Até que enfim surgiu um plugin decente para isso !!!

    Agora eu tenho uma dúvida off-topic: será que há uma forma de dizer seletivamente com quais contatos no MSN um usuário jabber pode falar ?!?!
    Ex:
    ale@jabber -> ale@msn, ju@msn
    dan@jabber -> não pode ter contatos MSN
    dir@jabber -> qualquer MSN

    ResponderExcluir
  2. Olá.

    Essa forma de bloqueio de contatos MSN, eu ainda não encontrei de uma forma assim tão simples.

    Talvez nas próximas versões do Packet Filter (ou quem sabe do Gateway IM) isso seja disponibilizado.

    []s

    ResponderExcluir
  3. Caro colega boa tarde...
    Na data de hoje realizei a instalação da nova versão 3.5.1 para conhecer o ambiente, e principalemente este novo plugin, pois tenho o openfire 3.4 rodando perfeitamente juntamente com o plugin Open archive, porém este duplica as mensagem, não possibilitando destinguir quem deu inicio a mensagem.
    Após a intalação do openfire 3.5.1, adicionei o plugin Monitoring Service, porém ele não esta realizando a auditoria, quando acesso a janela de ARQUIVAMENTO sai o seguinte conteúdo de Exceção do código java.
    Saberia me dizer o que pode esta havendo...
    Caso seja necessário poderie te mandar o referido código de exceção.

    Grato
    Leandro Leal
    leandro.oliveira.leal@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Leandro.

    Isso me parece algum problema com a versão de Java que você está usando. Qual é a sua versão ?

    Você também poderia postar sua dúvida na lista do Openfire-BR, pois lá já temos muitas pessoas usando essa última versão com sucesso e talvez alguém tenha passado pelo mesmo problema que você.

    []s

    ResponderExcluir
  5. Ola pessoal...
    muito legal....atualizei hoje para a nova versão e me surpreendi =)

    Mas gostaria de saber se tem como controlar os contatos quando uso o IM gateway MSN.

    O tal de msn-proxy diz q tem bastante recursos, mas n tem jeito de faze-lo funcionar.

    Alguem tem alguma dica????


    Obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Olá pessoal,
    uso o openfire 3.5.2 e o Monitoring Service a uns dois meses, ele grava as conversas certinho,
    o que não consigo fazer, é apagar as conversas arquivadas.
    Alguém poderia dar uma dica???

    Obrigado

    ResponderExcluir
  7. O que você pode fazer de momento é um script que apague as conversas direto no DB, já que o plugin ainda não tem o recurso.

    []s

    ResponderExcluir
  8. Obrigado marcelo,
    mas cara tenho + uma duvida, em qual tabela fica armazenada as mensagens q vizualizo no console do open fire ??

    Obrigado

    ResponderExcluir
  9. Rodrigo.

    Dê uma olhada na tabela ofMessageArchive.

    []s

    ResponderExcluir
  10. Então Marcelo, ja tinha visto essa tabela, apaguei as conversas do usuario desejado, só que mesmo assim, quando entro no console as mensagens aparecem la, o q pode estar ocorrendo??

    Obrigado

    ResponderExcluir
  11. Eu ainda não precisei apagar as conversas então não sei te dizer com precisão quais são as tabelas.

    Antes quanto tu me perguntou eu dei uma logada no DB e comecei a pesquisar as mesmas e achei essa, que realmente armazena as mesmas, mas pode ser que ele possua outras...

    Nada que um SELECT * from TABELA não resolva pra esclarecer :-)

    []s

    ResponderExcluir
  12. Estou com a mesma dúvida.... como eu faço para excluir as mensagens arquivadas... pq esse treco vai começar a expandir as mensagens... até lotar o HD... e depois... como eu vou fazer?
    Eu estou usando como banco de dados o HSQL...
    Como eu acesso a base... fiz a instalação automática do openfire... como eu acesso as tabelas?

    ResponderExcluir
  13. Edison, eu costumo usar MySQL e não sei como funciona o HSQL, mas com certeza na lista Openfire-BR esse assunto já foi tratado.

    Inscreva-se lá, pesquise nos arquivos e poste suas dúvidas que com certeza tu conseguirá esclarece-las.

    []s

    ResponderExcluir
  14. E como eu uso MySQL nisso?
    Eu tenho um executável do OPENFIRE que não me dá nenhuma escolha de banco....
    ...ele simplismente instala com hsql...

    ...claro que eu preferiria mysql, bem mais fácil pra navegar com o phpmyadmin... mas como eu faço?

    ResponderExcluir
  15. Eu sempre uso no Linux então não sei exatamente os procedimentos para Windows.

    De qualquer maneira, quando instalo no Linux, a primeira vez que logo na interface de admin via Web ele me permite fazer a configuração do servidor.

    Acredito que em Windows deva ser similar, senão não teria muito sentido.

    []s

    ResponderExcluir
  16. acabei de reinistalar.....mas não foi feliz...

    alguém aí já conseguiu excluir as mensagens?

    ResponderExcluir
  17. Opa....então, desinstalei a budega, depois excluí a pasta OPENFIRE de dentro dos arquivos de programas e refiz a reinistalação.

    Aí apareceu a opção de banco de dados.... optei pelo MYSQL....(uhuu) e agora sim consigo ver as tabelas.

    Com relação a tabela "ofMessageArchive" quando se exclue as mensagens....realmente você exclue as mensagens..rsrs

    O que acontece é que quando você vai lá em Arquivamento aparece o tópico da mensagem, mas quando você clica nela aparece que ela não foi arquivada.

    ResponderExcluir
  18. Show Edison. Valeu a dica !!!

    Provavelmente o tópico da mensagem deve ficar armazenado em outra tabela.

    []s

    ResponderExcluir
  19. Com relação ao cliente de comunicação, testei o NEOS e o SPARK..... gostei bastante do SPARK, só que ele tá em inglês.... alguém sabe se tem a versão dele em Português?
    Abraços,

    ResponderExcluir
  20. Eu gosto muito do Pidgin e do Psi.

    []s

    ResponderExcluir
  21. Eu queria algo em Português....
    ...sabe como usuário final é né...


    Em Marcelo, você tem MSN?

    Se tiver acessa o meu site (na parte de contato) e me adiciona... queria trocar umas idéias sobre algumas ferramentas opensource contigo

    Abraço.

    ResponderExcluir
  22. Edison, só para constar.

    Não consigo acessar seu site. Ele não está respondendo na porta 80.

    telnet edisonfilho.t35.com 80
    Trying 66.45.237.220...

    []s

    ResponderExcluir
  23. Galera,
    alguem sabe como faço para ele não gravar as conversas de um administrador ?

    ResponderExcluir
  24. Infelizmente tal configuração não pode ser feita.

    Ou você arquiva tudo ou nada. Somente as salas tem uma configuração seletiva.

    []s

    ResponderExcluir
  25. amigos alguem poderia me ajudar a instalar o mysql no openfire windows ?

    ResponderExcluir
  26. HSA,

    nunca instalei o Openfire pra Windows, mas creio que a forma de configurar o MYSQL seja a mesma do Windows.

    Onde você está exatamente com dúvidas ?

    []s

    ResponderExcluir
  27. instalei o mysql no windows, e não sei como faço para executar o bd mysql do openfire nele...
    ja localizei o arquivo dbmysql"script" dentro do openfire .
    no mysql fui em arquvo-open script-chamei o dbmysql e agora como faço para salvar ele no mysql para que os dados do openfire fiquem gravados no mysql ?

    ResponderExcluir
  28. Se entendi bem você tem o servidor MySQL rodando já e quer instalar a estrutura do DB do Openfire no mesmo.

    Se for isso, acho que as ferramentas do MySQL Gui Tools podem ajudá-lo.

    Veja em http://dev.mysql.com/doc/administrator/pt/index.html

    []s

    ResponderExcluir
  29. Boa Noite Marcelo, Por ventura voce sabe me falar se o modulo monitoring service, armazena as conversas que sao feitas atraves de conectores, tipo o conector para msn.
    fico no aguardo.

    ResponderExcluir
  30. Você quer auditar as conversar do MSN usando o transporte ?

    Sim, isso é possível.

    Atenciosamente,

    ResponderExcluir
  31. Correto, irei efetuar os testes, muito obrigado Marcelo.

    ResponderExcluir
  32. Como eu faço para colocar o OpenFire na internet ? Por exemplo... eu crio um ddns e faço com que os usuarios conectados na internet acessem o servidor.

    ResponderExcluir
  33. Como usar o OpenFire para ser acessaro pela internet ? Por exemplo... eu crio um ddns e os usuarios podem acessar pela internet o spark.

    ResponderExcluir
  34. Saiba como fazer isso lendo o post:

    http://mundoopensource.blogspot.com/2009/04/usando-seu-servidor-openfire-atraves-da.html

    []s

    ResponderExcluir
  35. Estou com Dúvida de como desabilitar no openfire o botão 'place a voice call' utilizado no Spark para iniciar uma conversa por audio.

    ResponderExcluir
  36. Olá.

    Não costumo utilizar o Spark, então fico te devendo tal informação com precisão.

    Mas pelo que consta nos fórums da IgniteRealtime, tal opção não pode ser desabilitada.

    http://www.igniterealtime.org/community/thread/26733

    []s

    ResponderExcluir
  37. Amigos, instalei a pouco tempo na empresa o openfire+spark. Funcionava perfeitamente, mas, após uma ou outra configuração. Os usuarios que possui endereço de dns cadastrado na placa de rede entrem no comunicador. Preciso limpar o endereço, conectar e logo após inserir novamente. Alguem possui alguma luz pra resolver isso ?

    ResponderExcluir
  38. Não entendi.

    Você está dizendo que o DNS não resolve o domínio jabber e por isso não conecta ?

    []s

    ResponderExcluir
  39. aqui apareceu duas abas

    admin.sidebar.statistics.name
    admin.sidebar.archiving.name

    mas a arquivamento não apareceu

    ResponderExcluir
  40. Qual versão do Openfire você está usando ?

    []s

    ResponderExcluir
  41. BOA NOITE AMIGO!!

    ESTOU COM UM PROBLEMA AQUI!

    MEU BD É O (MYSQL), SENDO ASSIM NÃO CONSIGO FAZER CMO QUE O PLUGIN "MONITOTING" FUNCIONE!!

    AGUARDO RESPOSTAS URGENTE!!!

    ResponderExcluir
  42. Olá.

    Utilizo o Openfire em quase 10 servidores, todos com MySQL, então posso te garantir que funciona corretamente.

    Instale o plugin e verifique nos logs qual erro está ocorrendo.

    []s

    ResponderExcluir
  43. Bom dia Pessoal,
    Instale o plugin Monitoring Service , na versão 3.7.0 do Openfire,contudo quando tento consulta as conversas aparece a mensagem:
    "As mensagens nesta conversa não foram arquivadas."
    Já marquie as flags em ajuste de arquivamente,e nada aconteceu.Alguem poderia me ajudar ?

    ResponderExcluir
  44. Realmente é um ótimo plugin, utilizei ele na empresa, sem dúvida sensacional.

    ResponderExcluir
  45. Marcelo Bom tarde

    estou precisando de um help tenho o openfire em um 2008 e preciso remover as conversas armazenadas como faço?

    cristiano

    ResponderExcluir
  46. Cristiano,

    sugiro que tu pesquise na lista Openfire-BR, pois tal assunto já foi tratado a exaustão.

    Resumindo, você precisará remover os dados diretamente no DB.

    []s

    ResponderExcluir
  47. Srs.
    meu spark parou de arquivar as mensagens, é 0 3.5.1, onde vejo se esta habilitado o arquivamento ???
    obrigado

    ResponderExcluir
  48. Olá.

    O arquivamento no Spark é configurado no cliente e é local, mas existe também o arquivamento do plugin Monitoring Services do Openfire que mantém as conversas no banco de dados.

    É importante resssaltar que são coisas diferentes e que não interagem entre si.

    Para identificar problemas no plugin do Openfire, verifique os logs do Openfire. Caso o problema seja no Spark eu não saberia como te ajudar.

    []s

    ResponderExcluir
  49. É possivel listar uma ou mais pessoas para que o arquivamento nao liste as converças, exemplo, administrador da empresa, gerente, etc...

    ResponderExcluir
  50. No linux ubuntu nao consegui instalar esse plugin
    Poderia me dar uma dica?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  51. Como assim não conseguiu instalar ?

    O que acontece ? Qual sua versão do Openfire ?

    []s

    ResponderExcluir
  52. Boa tarde, tenho o Spark+OpenFire no servidor de webchat da empresa em que eu trabalho, porém eu necessito de vários relatórios por se tratar de área de planejamento da empresa, tem algum plugin ou configuração que possa me trazer mais opções de relatórios?

    ResponderExcluir
  53. Boa tarde, tenho instalado no servidor da empresa em que eu trabalho o Spark+OpenFire, porém os relatórios que o monitoring traz são relatório que não suprem a minha necessidade, tem algum outro plugin ou alguma configuração para alterar os relatórios? trabalho com call center atendimento via webchat. obrigado

    ResponderExcluir
  54. Olá.

    Como os dados ficam todos no banco de dados, é possível criar uma interface web que acesse os mesmos e gere os relatórios da forma que você precisa.

    Infelizmente desconheço a existência de um plugin que faça isso, mas isso pode ser facilmente programado.

    []s

    ResponderExcluir
  55. Opa, o que posso fazer pra conseguir abrir o arquivo openfire.script. Pois na empresa tem mtos usuarios e a cada 6 meses lota o a memoria java, que possui 2GB, aí tenho que apagar todas as mensagens, eu tenho como backup o arquivo openfire.script.. mas como eu posso fazer pra consultar os logs? ja que ele tem 600mb em media.. e num visualizador de texto é ruim de identificar as conversas. Tentei abrir numa imagem vmware, mas coloco o arquivo e não aparece o historico. alguma dica?

    ResponderExcluir
  56. A única forma de resolver isso definitivamente é migrar do DB interno para um DB externo.

    O DB interno é em Java e usa a memória disponível, além de ser muito inferior a DBs externos. Ele só deve ser usado em testes ou em ambientes muito pequenos.

    Você deve achar dicas de como migrar nos arquivos da lista Openfire-BR.

    []s

    ResponderExcluir
  57. Galera é o seguinte.. Para apagar as mensagens arquivadas voce deve apagar a tabela ofmessagearchive e o topico da conversa fica na tabela ofconversation.. só isso Valeu !

    ResponderExcluir
  58. Estou usando o openfire com banco interno, como faço para excluir as conversa gravadas com o monitoring service

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo.

      Te aconselho a migrar para um DB externo, pois mais cedo ou mais tarde o DB interno (hsql) vai te acarretar problemas, principalmente relacionados ao uso excessivo de memória.

      Talvez no site do projeto você exista uma lista de ferramentas para manipular o mesmo.

      []s

      Excluir
  59. Amigo, atualizei meu openfire para a versão 3.7.1 e a aba arquivamento sumiu do meu admin. Tentei reinstalar o plugin, mas não deu certo. Estou abandonando o Openfire por conta disso, além de o plugin de gateway ter parado tbm.. eu utilizava o Kraken. Será que ainda há salvação para o Opefire?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Verifique nos logs do Openfire o que está ocorrendo quando o serviço sobe. Lá você poderá identificar a causa do problema com o o Monitoring.

      Com relação ao gateway, migre para o Spectrum 2 que é o plugin indicado para transporte agora.

      []s

      Excluir
    2. Estou utilizando a versão 3.7.1 e na aba Arquivamento é exibida a mansagem de erro abaixo, vc consegue em ajudar?
      Exceção:

      java.lang.ClassCastException: org.jivesoftware.openfire.plugin.MonitoringPlugin cannot be cast to org.jivesoftware.openfire.plugin.MonitoringPlugin
      at org.jivesoftware.openfire.plugin.monitoring.archive_002dsearch_jsp._jspService(archive_002dsearch_jsp.java:104)
      at org.apache.jasper.runtime.HttpJspBase.service(HttpJspBase.java:97)
      at javax.servlet.http.HttpServlet.service(HttpServlet.java:820)
      at org.jivesoftware.openfire.container.PluginServlet.handleJSP(PluginServlet.java:247)
      at org.jivesoftware.openfire.container.PluginServlet.service(PluginServlet.java:105)
      at javax.servlet.http.HttpServlet.service(HttpServlet.java:820)
      at org.eclipse.jetty.servlet.ServletHolder.handle(ServletHolder.java:530)
      at org.eclipse.jetty.servlet.ServletHandler$CachedChain.doFilter(ServletHandler.java:1216)
      at org.jivesoftware.admin.PluginFilter.doFilter(PluginFilter.java:78)
      at org.eclipse.jetty.servlet.ServletHandler$CachedChain.doFilter(ServletHandler.java:1187)
      at org.jivesoftware.admin.AuthCheckFilter.doFilter(AuthCheckFilter.java:164)
      at org.eclipse.jetty.servlet.ServletHandler$CachedChain.doFilter(ServletHandler.java:1187)
      at com.opensymphony.module.sitemesh.filter.PageFilter.parsePage(PageFilter.java:118)
      at com.opensymphony.module.sitemesh.filter.PageFilter.doFilter(PageFilter.java:52)
      at org.eclipse.jetty.servlet.ServletHandler$CachedChain.doFilter(ServletHandler.java:1187)
      at org.jivesoftware.util.LocaleFilter.doFilter(LocaleFilter.java:74)
      at org.eclipse.jetty.servlet.ServletHandler$CachedChain.doFilter(ServletHandler.java:1187)
      at org.jivesoftware.util.SetCharacterEncodingFilter.doFilter(SetCharacterEncodingFilter.java:50)
      at org.eclipse.jetty.servlet.ServletHandler$CachedChain.doFilter(ServletHandler.java:1187)
      at org.jivesoftware.admin.PluginFilter.doFilter(PluginFilter.java:78)
      at org.eclipse.jetty.servlet.ServletHandler$CachedChain.doFilter(ServletHandler.java:1187)
      at org.jivesoftware.admin.AuthCheckFilter.doFilter(AuthCheckFilter.java:164)
      at org.eclipse.jetty.servlet.ServletHandler$CachedChain.doFilter(ServletHandler.java:1187)
      at org.eclipse.jetty.servlet.ServletHandler.doHandle(ServletHandler.java:425)
      at org.eclipse.jetty.server.handler.ScopedHandler.handle(ScopedHandler.java:119)
      at org.eclipse.jetty.security.SecurityHandler.handle(SecurityHandler.java:494)
      at org.eclipse.jetty.server.session.SessionHandler.handle(SessionHandler.java:182)
      at org.eclipse.jetty.server.handler.ContextHandler.doHandle(ContextHandler.java:933)
      at org.eclipse.jetty.servlet.ServletHandler.doScope(ServletHandler.java:362)
      at org.eclipse.jetty.server.handler.ContextHandler.doScope(ContextHandler.java:867)
      at org.eclipse.jetty.server.handler.ScopedHandler.handle(ScopedHandler.java:117)
      at org.eclipse.jetty.server.handler.ContextHandlerCollection.handle(ContextHandlerCollection.java:245)
      at org.eclipse.jetty.server.handler.HandlerCollection.handle(HandlerCollection.java:126)
      at org.eclipse.jetty.server.handler.HandlerWrapper.handle(HandlerWrapper.java:113)
      at org.eclipse.jetty.server.Server.handle(Server.java:334)
      at org.eclipse.jetty.server.HttpConnection.handleRequest(HttpConnection.java:559)
      at org.eclipse.jetty.server.HttpConnection$RequestHandler.headerComplete(HttpConnection.java:992)
      at org.eclipse.jetty.http.HttpParser.parseNext(HttpParser.java:541)
      at org.eclipse.jetty.http.HttpParser.parseAvailable(HttpParser.java:203)
      at org.eclipse.jetty.server.HttpConnection.handle(HttpConnection.java:406)
      at org.eclipse.jetty.io.nio.SelectChannelEndPoint.run(SelectChannelEndPoint.java:462)
      at org.eclipse.jetty.util.thread.QueuedThreadPool$2.run(QueuedThreadPool.java:436)
      at java.lang.Thread.run(Unknown Source)

      Excluir
    3. Você já tentou remover e reinstalar o plugin?

      []s

      Excluir
  60. Como faço para ver a tabela de conversas no hsqldb? consigo abrir o banco porem quando vou em public e depois em tabelas está vazio... não aparece nenhuma tabela... porem existem conversas salvas no banco, tanto é que consigo visualizá-las no menu "arquivamento"... obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Não costumo usar o DB interno (hsql) e recomendo a todos que não o façam, devido a falta de ferramentas adequadas para sua manutenção e ao excesso de memória utilizado pelo mesmo, que acaba inevitavelmente comprometendo brutalmente o serviço XMPP com o passar do tempo.

      Dessa forma não sei como te ajudar nesta questão. Te sugiro que procure auxílio na lista Openfire-BR, pois lá possivelmente você encontrará alguém que já passou pela mesma situação.

      []s

      Excluir
  61. Bom dia Marcelo,

    Tenho esta ferramenta aqui na empresa, e agora apareceu uma nova necessidade. Pelo que pude notar esta ferramenta só cria um Pdf com a conversa selecionada. A minha necessidade é como obter as conversas de um usuário no período de 01 mês por exemplo. Fica inviável, ir de conversa em conversa mandando crir um Pdf. Só buscando o interválo de 04 dias, foi apresentado um total de 103 páginas e cada uma dela com 15 itens.
    * Tem como pegar o histório de um período grande formando um Pdf de forma mais prática?
    * Saberia informar como e em qual arquivo o plug-in guarda estes registro? Desta forma poderia tentar manipular os dados viz SQL ou até mesmo via Excel.

    Desde já agradeço a vossa atenção.

    Alvaro.

    ResponderExcluir
  62. Olá.

    Infelizmente não é possível gerar o PDF por período, mas como o plugin guarda todas as informações no DB, você pode desenvolver uma ferramenta para atender sua demanda.

    []s

    ResponderExcluir
  63. Deletar as mensagens do Openfire no banco de dados HSQL

    Comando para abrir o banco de dados:
    1. Executar o prompt de comando
    > Iniciar >> Programas >> Acessórios >> Prompt de comando.

    2. Acessar o diretório c:\program files\openfire\lib
    > cd c:\ program files\openfire\lib

    3. Executar a classe DatabaseManagerSwing
    > java -cp hsqldb.jar org.hsqldb.util.DatabaseManagerSwing

    3. Parar o service do Open
    > cd c:\ program files\openfire\bin
    > openfire-service /stop

    4. Configurar a janela Conect
    > Recent Setting: Recent settings...
    > Setting Name: Openfire
    > Type: HSQL Database Engine Standalone
    > Driver: org.hsqldb.jdbcDriver
    > URL: jdbc:hsqldb:C:\Program Files\Openfire\embedded-db\openfire (Onde estar seu arquivo do banco)
    > User: sa
    > Password:

    5. As tabelas abaixo são as que contem informações de mensagens, procure por informações e compreenda seu funcionamento, com um conhecimento básico em SQL você entenderá tudo o ambiente.

    Tabela OfMessageArchive - Guarda as mensagens das conversas.

    CONVERSATIONID - Identificador único de cada conversar
    FROMJID - Identificado do usuário que enviou a mensagem
    TOJID - Identificado do usuário que recebeu a mensagem
    SENTDATE - Data de envio no formato
    BODY - Corpo da Mensagem

    Tabela OfConversation - mostra estatisticas da conversa
    CONVERSATIONID - Identificador único de cada conversar
    ROOM - Sala de conversa
    ISEXTERNAL -
    STARTDATE - Data de Inicio da Conversa
    LASTACTIVITY - Data de Inicio da Conversa
    MESSAGECOUNT - Quantida de mensagem da conversa


    Tabela Ofconparticipant - Conferências realizadas no OpenFire
    CONVERSATIONID - Identificador único de cada conversar
    JOINDATE -
    LEFTDATE -
    BAREJID -
    JIDRESOURCE -
    NICKNAME -

    6. Para deletar mensagens:
    > Já existe comandos pronto na aba command.
    > Na aba command clique em “Select”.
    > No canto direito aparecerá SELECT * FROM
    > Complemente para ser listado as mensagem, ficando SELECT * FROM PUBLIC.OFMESSAGEARCHIVE
    > Aparecerá a lista de todas as mensagens no canto direito.
    > Vain a aba command DELETE
    > No canto direito aparecerá DELETE FROM
    > Complemente para ser deletado as mensagem, ficando DELETE FROM PUBLIC.OFMESSAGEARCHIVE
    > Mensagens deletadas.

    7. Iniciar o serviço do Open
    > cd c:\ program files\openfire\bin
    > openfire-service /start

    Espero que dê certo para vocês.

    ResponderExcluir
  64. Caros colegas, Boa tarde.

    Gostaria de saber se pelo OpenFire existe alguma possibilidade de trocar o avatar de todos os clientes spark conectado em minha rede.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Como trata-se de um recurso do cliente, eu acredito que não haja como forçar o avatar através do Openfire, até porque o armazenamento do mesmo é externo.

      Vasculhei algumas tabelas do Openfire e não encontrei um campo onde isso pudesse ser armazenado no DB.

      Como não sou usuário de Spark, não posso te afirmar com 100% de certeza, mas certamente nunca vi esse recurso em todos estes anos de OF.

      []s

      Excluir
  65. Caro Marcelo Torres,

    Estou com um problema no plugin de monitoramento, simplesmente a aba arquivamento sumiu do menu Servidor, o que pode ser feito para que volte a aparecer?
    Aguardo um retorno.
    Atenciosamente,
    Jackson Stone

    ResponderExcluir
  66. Olá Jackson.

    Você realizou alguma atualização no servidor ou no Openfire?

    Já analisou os logs do Openfire para verificar se o erro não está sendo identificado no mesmo?

    Existem várias discussões sobre isso na lista Openfire-BR, mas não me recordo se foi encontrada a solução para esta questão. Talvez você encontre alguma informação nos arquivos da mesma.

    []s

    Atenciosamente,

    ResponderExcluir
  67. Marcelo Terres. Sou novo no assunto OP. Instalei um banco recente e junto o Spark com monitoramento. A layout da leitura e muito complicado, gostaria de saber se há alguma forma para melhorar o visual e facilitar a leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos.

      Infelizmente não existe outra forma de ler as mensagens, além da já provida pelo plugin.

      O que você pode fazer é desenvolver uma aplicação web que acesse o banco de dados do Openfire e exiba as informações da maneira que você deseja.

      []s

      Excluir
  68. Olá, Marcelo

    Tenho um servidor OpenFire funcionando, qdo fiz a instalação ficou tudo perfeito, mas depois de um tempo o item Arquivamento sumiu do menu "Servidor", na ultima vez para mim poder visualizar novamente tive que reinstalar o servidor, e aconteceu novamente... vc saberia me dizer o que pode estar acontecendo e como faço para habilitar novamente sem refazer o seridor?

    Fico no aguardo de uma resposta.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jackson.

      Eu te sugiro dar uma olhada nos arquivos da lista Openfire-BR.

      Vi este assunto rolando muito por lá nas últimas semanas, mas não me recordo qual foi a solução sugerida.

      []s

      Excluir
  69. atualizei o open-fire para o 3.8.1 e agora o monitoramento, não traz as conversas, isto na consulta, no mysql tabela ofmessagearchive, esta gravando, o open-fire esta si perdendo na data, alguem tem alguma diga, ele só mostra o conteudo de 1 mes atras.

    ResponderExcluir
  70. Rodrigo!
    Também estou com esse mesmo problema. Procurando uma solução!

    ResponderExcluir
  71. Olá Rodrigo, estou com esse mesmo problema. No dia 27/02 atualizei da versão 3.7.1 para versão 3.8.0. Hoje fui pesquisar por algumas conversas arquivadas e só encontrava conversas até dia 22/02. Então atualizei para versão 3.8.1, com o plugin Monitoring Service habilitado, mas continuo não conseguindo visualizar conversas arquivadas após 22/02. Será algum bug da versão 3.8?

    ResponderExcluir
  72. Olha, acho que de ser sim, não cheguei a voltar para uma versão, para verficar, no banco não teve nenhuma mudança continua gravando da mesma forma, o Monitoring esta si perdendo no campo de data vou tentar colocar a versão mais antiga do Monitoring para ver, si resolve.

    ResponderExcluir
  73. Olá Marcelo, realmente o problema está na versão do plugin monitoring sevices, a data do dia 22/02 (ultimo dia que consigo visualizar as conversas arquivadas) foi o dia que efetuei a atualização do plugin para a versão 1.3.0. Será que se voltar para a versão 1.2 vai funcionar normalmente? Vou testar. Ou sugere uma outra solução?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até onde foi informado a versão 1.2 deveria ser utilizada com o Openfire 3.8.

      A versão 3.8.1 havia corrigido o bug do Monitoring e funcionava com o 1.3.0.

      []s

      Excluir
  74. bom, consegui fazer gerar os relatórios agora esta processando só que, momentanealmente perdi meu histórico, tem um script de importação que rodei no banco, antes de qualquer coisa fiz um backup, depois executei o script, este script zera 3 tabelas, depois disso funcionou, agora vou tentar voltar meu historico de conversa apartir do backup,

    ResponderExcluir
  75. Rodrigo bom dia, teria como me enviar esse script, pq estou com o mesmo problema a não consegui resolver.

    ResponderExcluir
  76. no diretório do open-fire localize: plugins\monitoring\database\extras e procure o arquivo conforme seu banco no meu caso usuei o import_mysql.sql, dai é só executar, lembrando que zera 3 tabelas de informação de conversas, ou seja, faça backup !

    ResponderExcluir