quinta-feira, 10 de abril de 2008

Fórum KDE no fisl 9.0

Segue o anúncio:

O KDE, um dos maiores projetos de software livre do mundo, vai participar do 9º Fórum Internacional de Software Livre – fisl9.0, com a maior representação até hoje reunida no Brasil. Entre os participantes, desenvolvedores, tradutores, usuários e representantes do projeto no Brasil e diversos convidados internacionais.

Nas atividades que vão ocorrer no fisl, o Fórum KDE é um dos destaques. Além de palestras (ver abaixo), será realizado um minicurso oficial de quatro horas de programação em Qt, totalmente gratuito, oferecido pela Trolltech e KDAB. O curso será ministrado por Kevin Ottens, “pai” da tecnologia Solid e desenvolvedor sênior da KDAB, principal parceira de desenvolvimento da Trolltech. As vagas são limitadas e estão disponíveis apenas para aqueles que já tenham feito sua inscrição no fisl9.0. Para concorrer a uma das vagas, o interessado deve enviar um email para helio@kde.org, informando nome e número do RG, até o dia 14 de abril. Os 40 primeiros serão notificados por email.

Também será realizado no fisl9.0 o Primeiro Encontro KDE Brasil. O evento contará com a participação da maioria dos envolvidos com o projeto no Brasil e é aberto a todos os interessados em colaborar. Esta iniciativa inédita, coordenada por Maurício Piacentini, desenvolvedor KDE da área de jogos e educacional, marca a maturidade do projeto no país, fato que será celebrado com o lançamento oficial do novo site em português (http://www.kde.org.br).

Programação Fórum KDE
  • KDE 4 - Evolução - por Helio Chissini de Castro
  • GGZ: progresso na área de jogos livres na internet - por Josef Spillner
  • Modern Graphics in Qt - por Andreas Aardal Hanssen
  • O projeto KDE-Edu: criando conhecimento - por Mauricio Piacentini
  • Tupiniquizando o desktop - por Fernando Boaglio (KDE) e Leonardo Fontenelle (Gnome)