terça-feira, 8 de abril de 2008

Openfire Enterprise será Open Source

A Ignite Realtime anunciou dias atrás que o servidor Openfire Enterprise será lançado em breve como Open Source.

Hoje foram divulgadas novas informações. Sabe-se agora que a transição será efetuada em duas etapas, sendo que a previsão de lançamento da primeira etapa é o dia 27 de abril. Além disso a maioria das funcionalidades do Enterprise será migrada em forma de plugins.

Entre os recursos dessa primeira etapa temos:
  • Plugin de Relatórios e registro de conversas - algo que é muito procurado pelos administradores desse servidor e que finalmente vai estar disponível em plugin desenvolvido pela própria empresa (espero que seja melhor que os plugins de terceiros existentes hoje).
  • SparkWeb - O cliente SparkWeb será lançada como um projeto separado e não um plugin e será também disponibilizado nessa etapa.
  • Plugin de controle de cliente - a habilidade de gerenciar clientes será disponibilizada como um plugin.
  • Plugin fastpath - A aplicação Fastpath será composta de um plugin Openfire e um plugin WebChat. O plugin webchat.war pode ser distribuído como um plugin Openfire ou pode ser distribuído como um plugin para o servidor de aplicação (ex: Tomcat) de sua preferência.
A segunda etapa desse projeto (ainda sem data previsata) irá incluir:
  • Relatórios e registro de conversas - A partir da segunda etapa, esses recursos serão incorporados ao servidor sem a necessidade de uso de plugins.
Realmente o que vai fazer falta aí será o recurso de clustering, mas a solução adotada pelo Openfire usa um produto comercial e não poderá ser disponibilidade como Open Source.

Quer saber mais sobre essa notícia. Leia aqui.