terça-feira, 6 de abril de 2010

OT: Photoshop Content Aware Fill e Gimp Resynthesizer

Quando vi, há uns dez dias atrás, o anúncio do "super recurso" do novo Photoshop CS5 (Content Aware Fill) achei o mesmo sensacional, mas tive uma sensação de déjà vu.

Pois navegando hoje pelos feeds percebi meu déjà vu era justificado. Eu realmente já havia visto um recurso similar no Gimp há um bom tempo atrás chamado Resynthesizer. O Resynthetisizer é um plugin desenvolvido por Paul Harrison (viva o FLOSS, por permitir que os softwares possam ser melhorados por seus usuários) que possibilita a realização de operações similares as do "inovador" recurso Content Aware Fill, divulgado a exaustão nos últimos dias em vários sites de tecnologia como a grande novidade da próxima versão do Photoshop.

Pelo que podemos ver nos vídeos que circulam na web, o Content Aware Fill aparenta ser uma versão aprimorada do Resynthetisizer, mas nada muito além disso. Em algumas experiências com o Resynthetisizer consegui resultados bastante satisfatórios em pouco tempo e sem que fossem realizados muitos ajustes. Vejam:

Imagem original



Imagem alterada pelo plugin



Imagem original



Imagem alterada pelo plugin



Imagem original



Imagem alterada pelo plugin


Novamente vemos o software proprietário buscando inspiração no Open Source e Free Software para criar suas "novas" features. Pena que tal recurso do Gimp não tenha recebido a mesma divulgação quando lançado há quase 2 anos atrás.

O que não faz um bom marketing, não é verdade ?

Veja mais exemplos nesse link.


Leia também:

Um comentário:

  1. Eh neh mas tem que baixar o plugin... Porque não deixaram isso instalado já, e eu sofrendo com as minhas montagens.... ¬¬" Pelo menos agora eu conheço a ferramenta, vou instalar no novo gimp aqui (instalei a versão em desenvolvimento com a janela única). vlw pelo feedback (nunca usei essa palavra antes, não sei se se encaixa no contexto). De qualquer maneira vlw e fui.

    ResponderExcluir