segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Campanha “Novos desenvolvedores Java para o Openfire”


Conversei muito com Guus Der Kinderen (desenvolvedor do Openfire) durante o fisl 11 e num desses papos ele me falou sobre a pequena quantidade de desenvolvedores atualmente envolvidos no projeto.

Desde que a Jive Software parou de contribuir ativamente no desenvolvimento do Openfire, a quantidade de programadores envolvidos com o mesmo também foi reduzida, motivo pelo qual o projeto aparenta está estagnado (o que não é verdade, pois uma nova versão está a caminho).

Depois dessa nossa conversa, veio então a ideia de convocar e mobilizar a comunidade brasileira (principalmente os desenvolvedores Java e administradores/usuários do Openfire), para tentar agregar mais programadores e também mais pessoas interessadas em participar ativamente no projeto, sugestão que foi muito bem aceita por Guss.

Assim, de forma similar a campanha "Um mirror brasileiro para o ClamAV" (realizada após o fisl 10 e que obteve resultados muito satisfatórios), surge agora a campanha “Novos desenvolvedores Java para o Openfire”.

O Openfire, para quem não conhece, é amplamente utilizado no país (a lista Openfire-BR tem mais de 470 membros, quase todos administradores do sistema) e é um dos melhores e mais flexíveis servidores XMPP Open Source do mercado.

Espero poder contar com o apoio da ASL, de portais FLOSS (como BR-Linux, NoticiasLinux , entre outros) e de blogs da comunidade, para que juntos possamos divulgar a campanha e adicionar novos talentos ao projeto tornando o Openfire uma ferramenta ainda melhor do que já é.

Caso você tenha interesse em participar do desenvolvimento do Openfire, entre em contato (mhterres at yahoo.com) para que possamos dar o devido encaminhamento.

Contamos com todos! :-)