quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

GVT VOX IP com Asterisk (dicas)

Configurar o GVT VOX IP no Asterisk é tão simples quanto adicionar um novo peer SIP no seu servidor. Mas apesar de toda simplicidade seguem algumas dicas que podem ser muito úteis para que o serviço funcione de forma adequada.

Problema 1: ligações eventualmente são encerradas de forma abrupta

Para resolver essa questão, segundo a equipe técnica da GVT, "era preciso que o Asterisk, após o Trying, respondesse 180 Ringing ou 183 Session Progress. Sem isso a central não repassava a informação as operadoras que originaram a chamada temporizando assim a ligação."

Para ativar tais sinalizações abra o arquivo sip.conf e adicione/ajuste os seguintes parâmetros:
progressinband=yes
prematuremedia=no

Desde que tais parâmetros foram setados não houve mais ocorrências do problema, o que é um bom sinal. Como isso ocorria de forma aleatória, se o problema persistir eu atualizarei esse post com a informação.

Problema 2: chamadas que ficam mudas ao serem atendidas

Uma situação muito estranha do GVT VOX IP é que algumas ligações geradas fazem com que o usuário seja "direcionado" para o Music on hold (mesmo com a opção de forçar o ring ativada - parâmetro r do comando Dial) o que faz com que o mesmo acredite ter discado para seu próprio PBXIP. Tais ligações quando atendidas ficam mudas.

A solução desse problema foi dada pelo Anderson Eckhardt na lista AsteriskBrasil.

Segue a explicação do Anderson sobre o problema:
"Sobre a música em espera, também estou passando por isso com diversas versões do Asterisk(1.4/1.6/1.8), até o momento não tenho solução, e forçar o ring me agrada! No entanto observei que este fato ocorre somente com números portados. Se analisar os pacotes nestas chamadas, com alguma ferramenta de rede wireshark/tcpdump, vai notar o erro nas informações/portas SDP(parâmetro acima), e também podemos ver q existe um outro tipo de consulta/tráfego para estes casos, sendo neste momento que a chamada entra em espera, e por isso a música..."

Para resolver essa situação foi necessário editar o arquivo sip.conf e adicionar o seguinte parâmetro a configuração do SIP da GVT:
ignoresdpversion=yes

Tal configuração não solucionou a questão do Music on hold, mas possibilitou que as ligações funcionassem corretamente (agora quando as mesmas são atendidas não ficam mais mudas). Ainda é aguardada a posição/solução oficial da GVT sobre esse problema, e quando a mesma for enviada será publicada neste post.

Tem mais ?

Por enquanto é isso que posso relatar...

Na minha opinião é uma falha grave da GVT não repassar essas informações quando o serviço é instalado, já que encontrei várias pessoas reclamando dos mesmos problemas. No entanto, como o VOX IP é relativamente novo e normalmente a GVT presta um excelente serviço acho que vale dar um voto de confiança para a operadora.

Se você conhecer outras dicas relacionadas ao GVT Vox IP não deixe de compartilhá-las nos comentários do post.



26 comentários:

  1. O seguinte comentário foi deixado aqui no blog e acabei apagando o mesmo sem querer na hora de aprová-lo:

    "Olá, estou com um problema chato demais... Já tentei essa solução incluindo as opções acima no sip_aditional.conf do Elastix mas as ligações feitas a partir de um celular para meu numero VONO, em 90% dos casos são desconectadas em exatos 60 segundos. Não sei o que fazer. Se eu deixar a ligação presa numa URA ou MOH por mais de 1 minuto eu perco a ligação. O mesmo não ocorre se a ligação for feita por telefone fixo. "

    ResponderExcluir
  2. Respondendo ao comentário:

    veja bem, Vox IP e Vono são serviços bem diferentes.

    Aconselho você a contatar a Vono para tentar resolver a situação.

    []s

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Em contato com a GVT a mesma informou que VOX IP não é comercializado mais. No lugar entrou o VONO.
    Já tentei contato por mais de 5x mas eles "não dão suporte a Asterisk, só a ATA".
    Vou ver se plugo um ATA e o problema ocorre co ele tb.
    Tks.

    ResponderExcluir
  4. O Vono é voltado mais para uso doméstico e é mais simples.

    O Vox IP é o link SIP empresarial (que substitui o link E1). Não faz sentido algum cancelarem ele. Eles instalam até um roteador próprio com link dedicado no cliente para trafegar a voz.

    São 2 nichos diferentes. Melhor te informar direto na GVT, pq até os consultores empresariais da operadora normalmente desconhecem isso.

    Tu pode ver que o Vono é tão amador que eles não dá o suporte necessário para o cliente...

    []s

    ResponderExcluir
  5. Hehehe, percebi isso.
    Parece que o pessoal desconhece a informação de que o VONO não substitui o VOX IP. Consegui o contato de um Gerente de Contas que cuida de governo e atende o departamento onde trabalho... em breve terei as informações sobre o VOX IP.
    Valeu pelas informações, já ia desistir!

    ResponderExcluir
  6. Olá Marcelo;

    Sabe me informar se o VOX IP dispensa o uso de uma placa E1 ?

    ResponderExcluir
  7. Sim,

    você entroca o Asterisk com a GVT via SIP.

    []s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Srs... Estou com um problema parecido e que não estamos conseguindo solução.

      * Servidor Elastix + GVT (SP) + Caller ID.

      Pois bem, já testamos com 3 modelos de placas diferentes, mas a função de Caller ID de chamadas entrantes NÃO FUNCIONA.
      Alguém sabe de algo se funciona esse serviço no Elastix com a Operadora GVT? Se sim, pode nos ajudar?

      Muito Obrigado.

      Excluir
    2. Caller ID: Unknown + Elastix + GVT

      Bom dia Srs,
      Estou com um problema que não estou conseguindo resolver a algumas semanas. Tentei 3 placas diferentes e várias configurações diferentes e não funciona. Alguém sabe se a GVT tem alguma particularidade para ser configurada ou não funciona mesmo?

      Muito Obrigado.

      Excluir
    3. Estou com um problema parecido, só que no meu caso são com chamadas saintes. Posso definir qualquer callerid que no destino sempre chega o callerid do meu tronco. gostaria de usar diferentes callerid, como podemos fazer isso?

      Uso uma plataforma de proxy+roteamento de chamadas proprietárias usando um gateway asterisk conectado a um VoxIP.

      Obrigado.

      Excluir
    4. Wilson,

      você deve estar utilizando o fromuser= no seu sip.conf, o que causa tal situação.

      Remova o fromuser e passe a usar somente user.

      []

      Excluir
  8. Olá.

    Supondo que o contexto de entrada da GVT seja o [from-pstn], coloque a seguinte linha no mesmo para verificar o que você está recebendo da GVT:


    exten => _X.,1,NoOp(CALLERID:${CALLERID(all)})

    []s

    ResponderExcluir
  9. Qual ip de autenticação do servidor voxip?
    estou colocando minha central com ip valido direto por fora do roteador da operadora.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Ao assinar o serviço VoxIP a operadora coloca um roteador com link específico para tal finalidade e você deverá conectar seu servidor a este equipamento (motivo pelo qual precisará de mais de uma placa de rede no servidor).

    O IP é um IP da rede interna deles (10.X.X.X).

    []s

    ResponderExcluir
  12. Galera, seguinte: estou com um problema parecido com algo relatado aqui, mesmo definindo qualquer callerid para sair, sempre sai o callerid do meu número tronco. alguem tem alguma Dica?

    (VOXIP+Asterisk)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      você deve estar utilizando o fromuser= no seu sip.conf, o que causa tal situação.

      Remova o fromuser e passe a usar somente user.

      []

      Excluir
  13. Você já verificou com a GVT se não é um problema deles?

    []s

    ResponderExcluir
  14. Olá
    pessoal

    estou com problema serio com o voxip da gvt, varias ligações que eu envio completa e a pessoa do outro lado me escuta porem para mim fica mudo, já criei rota para os ips da rede da gvt que são varias mesmo assim perciste o problema, alguem já passou por este problema e conseguiu solucionar?

    grato,
    Marcelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Experimente rotear a rede 10.128.0.0/9.

      Aguardo seu feedback.

      []s

      Excluir
    2. Olá.

      Recomendo que você leia este post tb:

      http://mundoopensource.blogspot.com.br/2012/12/ainda-sobre-o-vox-ip-da-gvt.html

      []s

      Excluir
  15. Referente ao comentário:

    O seguinte comentário foi deixado aqui no blog e acabei apagando o mesmo sem querer na hora de aprová-lo:

    "Olá, estou com um problema chato demais... Já tentei essa solução incluindo as opções acima no sip_aditional.conf do Elastix mas as ligações feitas a partir de um celular para meu numero VONO, em 90% dos casos são desconectadas em exatos 60 segundos. Não sei o que fazer. Se eu deixar a ligação presa numa URA ou MOH por mais de 1 minuto eu perco a ligação. O mesmo não ocorre se a ligação for feita por telefone fixo. "

    --------->> acho que eles esqueceu de dar Answer()

    ResponderExcluir
  16. Olá, já roteei 10.128.0.0 mas ainda assim em muitas das chamadas fica mudo para mim. Também tive que habilitar o NAT senão a chamada volta a tocar mesmo que o destino já tenha desligado.... coisa de louco meu!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Se não colide com tua rede tenta então rotear o 10.0.0.0/8 e depois posta do resultado.

      []s

      Excluir
  17. Se algume tiver interesse em contratar VOXIP sou canal de negócios da GVT e posso auxiliar quem tiver interesse. Também sou técnico então fica mais fácil esclarecer dúvidas do serviço... Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ideal é que a GVT oferecesse uma documentação básica para quem contrata o serviço.

      É lamentável que ainda hoje, depois de tantos anos vendendo o serviço, eles ainda não tenham um documento para entregar para o cliente com as informações necessárias.

      []s

      Excluir