quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Pendrive e dongle Bluetooth

Comprei pra mim dois brinquedos novos (um deles eu já deveria ter faz tempo): um Pen Drive Kingston de 2Gb e um dongle Bluetooth. Show de bola.

No pendrive eu ia instalar o Ubuntu, seguindo as dicas desse tutorial, mas acho que não ia ser tão prático usar, já que precisaria ter acesso a BIOS da máquina onde fosse plugar o mesmo para habilitar o boot USB. Resolvi então optar por uma solução "meio livre". Instalei então os softwares (todos GPL) para Windows do site PortableApps.com.
Show de bola, tem tudo que se precisa: Firefox, Thunderbird, WinSCP, Putty, Pidgin entre outros. Ok, não era bem isso que eu queria, mas já quebra o galho ;-)

Já com relação ao dongle Bluetooth achei que a situação ia ser bem mais complexa. Comprei um com chip Integrated System Solution Corp. KY-BT100. Muito bom, totalmente compatível. Bastou seguir essas dicas para acessar meu celular Nokia e baixar/enviar arquivos.

Pra quem tem celular Bluetooth eu aconselho. E dependendo do modelo, tem muitos outros recursos disponíveis.

PS: Um recurso muito bacana do KDE com Bluetooth é o KBlueLock. Com ele você poder fazer sua sessão ser bloqueada automaticamente quando você se afasta carregando seu celular (ou qualquer outro dispositivo Bluetooth pareado com o sistema). Ao aproximar-se do computador a sessão é novamente habilitada também de forma automática. Legal pra otimizar o processo e evitar que possamos nos esquecer de fazer o bloqueio. :-)

Recomendado !