sexta-feira, 7 de março de 2008

Sip Communicator - uma promessa interessante


Há tempos venho procurando por um software que integre os protocolos XMPP e SIP e que seja livre.

Existem por aí algumas ferramentas, mas muitas pagas e que não me agradaram na forma de licenciamento. Outra alternativa disponível seria usar o servidor Openfire e o cliente Spark com os plugins SIP, mas pelos testes realizados não acho que os mesmos estejam funcionando tão bem (ao menos ainda não).

E por um acaso do destino, quando já tinha deixado de procurar me deparei com uma nova ferramenta que está em desenvolvimento. Pois trata-se do Sip Communicator.

O Sip Communicator é a ferramenta que vem atender essa demanda da melhor forma possível. Aliando XMPP, MSN, ICQ, IRC entre outros protocolos de IM e incorporando o protocolo SIP fica fácil e muito produtivo usar o mesmo software para IM e para telefonia. E não para por aí, pois já existe a promessa de suportar IAX e quem sabe o que mais pode vir em breve.

O projeto ainda é meio cru, sendo que diariamente são lançados nightly builds (tem até repositório Debian), e ainda está na versão alpha, mas parece que tem tudo pra dar certo.

Testei o mesmo e encontrei alguns bugs (o que é bastante compreensível nessa etapa de desenvolvimento), entre eles:
  • Ao cadastrar uma conta jabber (eu só testei com jabber, porque era isso que me interessava. MSN, ICQ e outros protocolos pode-se implementar com transportes para maior controle) logo que se conecta a primeira vez somente alguns contatos aparecem. Para resolver isso é necessário fechar e abrir o programa novamente (desconectar e reconectar talvez baste). Depois disso tudo fica normal.
  • Ao efetuar uma ligação sip, a pessoa do "outro lado da linha" escuta a voz cortada. Observei esse comportamento tanto para Linux quanto para Windows.
Encontrei também alguns problemas conceituais, mas isso com certeza deverá ser corrigido com o tempo, acredito que antes mesmo do software se tornar beta.

Por outro lado a comunição XMPP foi tranquila e sem problemas. A interface é interessante (ao contrário do que encontrei quando testei o Instantbird), mas deve ser melhorada mais pra frente.

Com certeza o Sip Communicator é um projeto que promete, e todos aqueles que tem o desejo de usar um único cliente XMPP/SIP devem ficar de olho no mesmo.

Veja os screenshots aqui.

PS: se você resolver testar o mesmo seus comentários serão muito apreciados.