quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Projeto Samba anuncia os planos para a versão 4


Exatamente no dia de Natal, a equipe de desenvolvimento do Samba anunciou seus planos para os novos releases, com ênfase especial ao Samba 4, tão aguardado.

Segue um pequeno resumo do que vem por aí:

Segundo informações dos desenvolvedores, após cinco anos de trabalho, o código de Active Directory do Samba 4 alcançou um estado satisfatório, rodando em produção em vários ambientes.

Já que atualmente o Samba 4 só possui o código do AD implementado, o próximo passo agora é juntar ao mesmo as funcionalidades de servidor de arquivos e o código do winbind, fazendo do mesmo um produto completo. O servidor de arquivos está atualmente sendo extendido para incluir o novo protocolo SMB2 e ter total suporte a ACL do Windows.

Como o trabalho envolvido em tal operação é muito grande, tal processo irá demorar, mas existe a expectativa de que o mesmo seja concluído em 2010. O plano é manter também as atualizações do Samba 3, com novas versões a cada 6 meses (a versão 3.5.0 deve ser lançada em breve, com suporte experimental ao SMB2).

Depois que o trabalho for concluído e houver um código estável, o mesmo será lançado. A grande preocupação dos desenvolvedores é facilitar o upgrade para os usuários do Samba 3, assim como minimizar os impactos das mudanças para os usuários do software.

Leia o anúncio completo aqui.