quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Samba 3.5.0 com suporte experimental a SMB2


O time de desenvolvimento do Samba anunciou hoje o lançamento da versão 3.5.0pre1 do software e o grande destaque dessa nova release com certeza é o suporte (ainda que experimental) ao protocolo SMB2.

O SMB2, desenvolvido pela Microsoft, possui várias modificações em comparação a seu antecessor, entre as quais cabe citar:
  • Melhorias na perfomance da comunicação entre cliente e servidor;
  • Melhorias na performance da transferência de arquivos grandes;
  • Menor overhead do protocolo (número de comandos e subcomandos reduzido de mais de 100 para apenas 19);
  • Melhor escalabilidade;
O SMB2 foi implementado inicialmente no Windows Vista mas já está disponível em todas as versões mais recentes dos sistemas operacionais da Microsoft. Windows 7 e Windows 2008 R2 já utilizam o SMB2.1, que segundo informações é ainda mais performático. Apesar de ser proprietário, a especificação do protocolo foi publicada para permitir que outros sistemas possam interagir com os SOs da Microsoft que usam essa nova versão.

Ainda em caráter experimental no Samba, o uso do SMB2 além de aumentar a performance de maneira geral promete diminuir a quantidade de "lixo" que circula na LAN e que é gerada pelo protocolo SMB versão 1.

Outras fontes de informação sobre o SMB2:

UPDATE 30/12/2009: a equipe de desenvolvimento do Samba anunciou que a versão 3.6.0 deverá ter suporte total ao protocolo SMB2.