segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Lançada nova versão do servidor XMPP Prosody


A versão 0.6.x do servidor XMPP Prosody foi lançada na última semana.

A nova versão do servidor (que é totalmente desenvolvido em Lua) implementa novas features, muitas das quais já podem ser encontradas nos demais servidores XMPP como Openfire e Ejabberd há algum tempo.

Entre as novas features, destaque para:
  • Console via Telnet (uma carência do Openfire), onde é possível recarregar a configuração do servidor e adicionar/remover virtual hosts sem a reinicialização do serviço. Além disso, uma opção de desligamento amigável do servidor (com envio de mensagens para todos os usuários) foi também implementada;
  • Compressão de dados cliente/servidor para otimização do uso da banda;
  • Conexões S2S criptografadas;
  • Suporte a certificados TLS/SSL por virtual host;
Além das novas features listadas acima, o Prosody também tem suporte a virtual hosts, um recurso que não está disponível no Openfire. Mas, apesar disso, o Prosody (ainda) não possui suporte a plugins, transportes, interface web e tantas outras features que fazem do Openfire um dos servidores XMPP mais populares do momento.

No entanto, como o projeto está bastante ativo, com várias versões lançadas nos últimos meses, isso pode ser um indício de que o mesmo venha a se igualar aos outros servidores existentes em algum tempo.

Outras informações:
Faça o download da última versão estável (0.6.1) aqui.

PS: a versão 0.6.1 é basicamente um bugfix de um problema detectado após o lançamento de 0.6.0.