quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Openfire: plugin User Status



Bela dica do Marcos Lucas (membro da lista Openfire-BR), o plugin User Status, desenvolvido por Stefan Reuter, vem ao encontro de uma necessidade de muitos administradores do Openfire: a possibilidade de manter o histórico de acesso dos usuários ao serviço.

O plugin grava os dados em duas tabelas próprias, e possibilita o armazenamento de login, resource, IP e data de login e logoff dos usuários, o que permite a realização de uma auditoria de uso do sistema.

O que muitos administradores irão perceber logo de início é a falta de uma interface de consulta do histórico (que poderia ser adicionada no próprio console admin), mas isso pode ser resolvido com o desenvolvimento de uma simples interface web. Apesar da falta desse recurso, o plugin é um grande aliado aos sysadmins que precisam controlar e inspecionar o uso do serviço XMPP em suas empresas.

Para que ainda não conhece o plugin, consulte o site oficial do projeto.

E, caso o link para download esteja fora do ar, baixe o plugin aqui (versão 1.0.3).


2 comentários:

  1. Marcelo, não tenho certeza se verifiquei o meu problema em teu blog anteriormente, caso você ja tenha postado, me desculpe mas não encontrei o post. Se trata de controle dos usuários adicionados ao transport MSN. Cheguei a ler em algum lugar, creio que foi aqui, algumas regras parecidas com as do "iptables" que bloquiaria o usuario de comunicar com outros contatos, que por ventura o mesmo tivesse registrado no msn. Uma vez que os clientes mensageiros possuem a opção de adicionar novos contatos para os usuarios que possuem o transport MSN liberado. Pois bem, pensei em uma forma que não é a melhor mas, creio que resolveria grande parte dos problemas do pessoal.
    1) Criar uma nova conta msn, sendo que a senha so seria de conhecimento do SysAdmin da Rede.
    2) Liberação do transport MSN para usuarios devidos
    3) SOLUÇAO: De alguma forma, retirar o poder de adicionar novos contatos do cliente Spark por exemplo.

    Creio que com essa atitude, o usuario não iria conseguir adicionar novos contatos, e apenas o administrador, previamente poderia adicionar uma lista avaliada aos interesses da empresa para o mesmo. Será que é muito complicado fazer isso com o código fonte do Spark por exemplo??

    ResponderExcluir
  2. Interessante,

    mas isso funciona somente se tu tiver total controle de qual software os usuários irão usar para conectar ao XMPP.

    Se ele usar um Pidgin, já era.

    []s

    ResponderExcluir