sábado, 11 de abril de 2009

Ksplice - o sonho de todo usuário e sysadmin

Não tem nada mais inconveniente, tanto para um usuário, quanto para um sysadmin do que ter de reiniciar o sistema após a atualização do mesmo.

No meu caso, como uso Linux, tal fato não é muito constante, mas se faz necessário caso sejam atualizados o kernel e pacotes relacionados.

Pois visando resolver tal situação é que foi criado o projeto Ksplice. O Ksplice tem como objetivo permitir a atualização do sistema sem a necessidade de rebootar o computador, garantindo segurança sem a necessidade de parada de sistemas (o que é indispensável em ambientes de missão crítica).

Mais especificamente, o Ksplice cria atualizações baseadas nos tradicionais patches de código fonte, só que sem a necessidade de reboot. Essas atualizações são tão efetivas quanto as atualizações tradicionais mas a grande jogada é que podem ser aplicadas sem necessidade de downtime do servidor/serviços.

Inicialmente o Ksplice suporta somente a atualização do Kernel Linux, mas o core da tecnologia se aplica a qualquer sistema operacional ou aplicação.

PS: Dica do Pablo, que "descobriu" o mesmo no site do Linux Foundation Collaboration Summit, evento que terminou ontem em San Francisco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário