terça-feira, 18 de agosto de 2009

Novo plugin de monitoramento para o Openfire

Depois de meses sem atividade (desde o ano passado), hoje me deparei com um novo post no site do Openfire.

O mesmo trata de um novo plugin de monitoramento, desenvolvido pela empresa (na realidade não fica claro se é desenvolvido por uma empresa, projeto ou comunidade) Java-monitor.com, que permite ao administrador monitorar seu servidor via web, com facilidade e maior conveniência (será ?).

Até aí muito bacana, a não ser pelo fato indigesto (na minha opinião) de que para usufruir do plugin você terá de usar a infraestrutura da empresa desenvolvedora, além de mandar estatísticas de seu servidor para a mesma.

E agora? Bom, infelizmente (pelo menos para a Java-monitor), eu me importo demais com a independência e privacidade (nossa e de nossos clientes), e não vejo motivo para depender de uma empresa (por maior que seja) para dispor de tais serviços, por melhor que eles sejam.

Ainda prefiro monitorar os servidores usando uma combinação dos plugins já disponíveis com outras ferramentas como Nagios ou Zabbix rodando em nossos servidores. Isso me dá controle e maior disponibilidade.

Por isso, cartão amarelo para o novo plugin. No meu ponto de vista, não vale a instalação.

Agora, não querendo ser chato nem rabugento, mas depois do site da Ignite Realtime ficar tanto tempo inativo, eu sinceramente esperava que o próximo post publicado fosse tratar de uma nova versão ou novo recurso do servidor e não de uma "pseudo propaganda" de um plugin que na minha opinião não trará vantagens pra ninguém além da empresa desenvolvedora.

Meus dois centavos.