terça-feira, 18 de agosto de 2009

Novo plugin de monitoramento para o Openfire

Depois de meses sem atividade (desde o ano passado), hoje me deparei com um novo post no site do Openfire.

O mesmo trata de um novo plugin de monitoramento, desenvolvido pela empresa (na realidade não fica claro se é desenvolvido por uma empresa, projeto ou comunidade) Java-monitor.com, que permite ao administrador monitorar seu servidor via web, com facilidade e maior conveniência (será ?).

Até aí muito bacana, a não ser pelo fato indigesto (na minha opinião) de que para usufruir do plugin você terá de usar a infraestrutura da empresa desenvolvedora, além de mandar estatísticas de seu servidor para a mesma.

E agora? Bom, infelizmente (pelo menos para a Java-monitor), eu me importo demais com a independência e privacidade (nossa e de nossos clientes), e não vejo motivo para depender de uma empresa (por maior que seja) para dispor de tais serviços, por melhor que eles sejam.

Ainda prefiro monitorar os servidores usando uma combinação dos plugins já disponíveis com outras ferramentas como Nagios ou Zabbix rodando em nossos servidores. Isso me dá controle e maior disponibilidade.

Por isso, cartão amarelo para o novo plugin. No meu ponto de vista, não vale a instalação.

Agora, não querendo ser chato nem rabugento, mas depois do site da Ignite Realtime ficar tanto tempo inativo, eu sinceramente esperava que o próximo post publicado fosse tratar de uma nova versão ou novo recurso do servidor e não de uma "pseudo propaganda" de um plugin que na minha opinião não trará vantagens pra ninguém além da empresa desenvolvedora.

Meus dois centavos.

8 comentários:

  1. Concordo em número, gênero e grau.

    ResponderExcluir
  2. Dear Marcelo,

    I just read your comment on my Java-monitor. I agree that many people will be put off by the fact that we collect the data centrally.

    For the people who like and use Java-monitor it this is the whole point, though. :) No need to set up a separate monitoring server and spend time on that. Ultimately, it is a choice between convenience and control.

    For you, who has the experience and time to set up a Zabbix or Nagios server, that is probably the better choice. It allows you to customise the monitoring in a way that Java-monitor does not offer.

    Best of luck with monitoring your servers. If you have any tips about what to monitor in a JVM or an Openfire server, I would love to hear from you. :-)

    Kees Jan, operator of Java-monitor

    PS. I posted a link-back and some further comments at http://java-monitor.com/forum/showthread.php?t=512

    ResponderExcluir
  3. Olá Marcelo

    Estou Fazendo testes com OPENFIRE e SPARK gostaria de saber se exite algum plugim para que eu Monitore as conversas por voz e as transferencias de arquivos, outra questão que gostaria de saber é se é possivel fazer transferencia de arquivos do Spark para um cliente que esteja usando MSN, TALK etc..

    Obrigado!

    Renato

    ResponderExcluir
  4. Olá.

    Não existe nada para monitorar as conversas de voz. Te digo inclusive que esse recurso de voz no Openfire ainda está muito fraco. Quanto a monitoria de transferência de arquivos, desconheço se exista algo.

    Quanto a transferir arquivos do XMPP para a rede MSN, isso não é possível. Você só pode transferir arquivos entre redes XMPP. Claro que se você usar o gateway MSN, poderá transferir arquivos usando sua conta MSN através do servidor Openfire. Já, com relação ao Gtalk, como ele é XMPP, a transferência deve ocorrer sem problemas.

    []s

    ResponderExcluir
  5. Marcelo,
    Você poderia compartilhar de que forma eu posso usar o cliente MSN 9 da Microsoft e como seria tal configuração para monitoramento através do Openfire?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Olá.

    Dê uma lida nesses 2 posts:

    http://mundoopensource.blogspot.com/2007/10/openfire-e-o-plugin-gateway-im.html

    http://mundoopensource.blogspot.com/2008/04/openfire-e-o-plugin-monitoring-service.html

    []s

    ResponderExcluir
  7. Faz pouco tempo que estou usando openfire, e gostaria de saber se ele tem um recurso de mostrar via web a lista de contatos geral... tenho gerencia com meu login... mais se um setor precisar add mais contatos e não sabe com endereço certo poderia esta vendo nesta lista nem precisa ter login e senha somente para ele ver pode ter uma busca no máximo ou por ordem alfabética para ser mais rápido a procura... Sera que tem plugin ou uma forma de fazer isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Não conheço nenhum plugin que exponha a lista via web.

      No entanto eu creio que o plugin search do Openfire possa resolver esta questão, pois ele permite que o usuário faça a pesquisa no próprio cliente IM.

      Dá uma olhada nele.

      http://www.igniterealtime.org/projects/openfire/plugins/search/readme.html

      []s

      Excluir