segunda-feira, 24 de agosto de 2009

M-Link no Jabber.org

A troca do servidor XMPP do domínio Jabber.org de ejabberd (software livre) para M-Link (que é um projeto comercial) me deixou preocupado. Encontrei o stpeter (Peter Saint-Andre, diretor executivo da XMPP Standards Foundation (XSF)) online e conversei com ele para tentar esclarecer minhas dúvidas sobre o ocorrido.

Questionado sobre a troca realizada, stpeter esclareceu que o Jabber.org ainda está rodando sobre ejabberd e que eles ainda estão planejando o processo de migração, que deve ocorrer no final de setembro.

Com relação a escolha do M-Link, ele explicou que a última troca de servidor realizada (jabberd 1.x para ejabberd em 2006) foi feita de uma maneira não muito aberta. Então, para tornar o processo público, foi criado o Server RFP, que foi atendido somente por dois projetos: M-Link e Tigase. O projeto ejabberd não enviou proposta (talvez os desenvolvedores estivessem envolvidos demais no lançamento da versão 2.1). E, como todos já sabem, o escolhido entre os dois projetos foi o M-Link, que de um ponto de vista FLOSS é um retrocesso pois trata-se de um projeto comercial.

Apesar desse "retrocesso" (na minha opinião), é preciso seguir em frente, pois como o próprio stpeter disse, quem sabe daqui há dois anos o escolhido não seja o Tigade ou o Prosody (ou até mesmo o ejabberd novamente).

Depois de esclarecida a questão confesso que fiquei menos incomodado e aproveito para desejar boa sorte ao Jabber.org nesse nova etapa. E já que estamos falando de um novo servidor, solicitei a stpeter que quando o serviço for migrado e estiver funcional ele escreva um post com suas impressões sobre o mesmo.

PS: aproveitei a oportunidade e pedi para que a URL de status do serviço fosse reativada, e ele me garantiu que eles já estão trabalhando nisso também.


Leia também: