domingo, 23 de agosto de 2009

Postfix Quota Reject

Quem acompanha meu blog deve ter lido em um dos meus últimos posts sobre a necessidade que tinha de enviar e-mails "em tempo real" informando ao remetente sobre problemas de over quota na caixa postal do destinatário de seu e-mail.

Depois de tentar usar o Postfix com patch VDA para tal realizar tarefa (sem obter sucesso), pesquisei mais e parece que encontrei a ferramenta que vai resolver a situação. A mesma chama-se Postfix quota reject (UPDATE 10/09/2009: a pedido do desenvolvedor já atualizei o link desse post, mas a versão 1.0 está disponível aqui).

O Postfix quota reject é um policy daemon que funciona de forma muito mais eficiente e segura do que o sistema de bounce do patch VDA. Ele barra o e-mail diretamente na porta SMTP, evitando que a mensagem seja recebida, fazendo assim com que o servidor que originou o e-mail gere o bounce para o remetente. Tal abordagem além de economizar banda e processamento ainda reduz a chance de problemas de DoS.

No site do projeto encontrei a versão 1.0 que ainda não atende a minha necessidade, mas ao pesquisar mais encontrei posts falando de uma versão 2.0 que trabalha com maildir usando Cyrus ou Courier.

Entrei então em contato com o desenvolvedor (Egoitz Aurrekoetxea) que foi muito simpático e atencioso, e me prometeu que assim que voltar das férias em setembro irá me enviar o software (que será oficialmente lançado em outubro) para que eu já vá utilizando e possa dar meu feedback .

Então por enquanto só resta aguardar até setembro para colocar o software em produção. Assim que o mesmo estiver instalado postarei minha impressões sobre a ferramenta.


Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário