sábado, 15 de agosto de 2009

O Flash player 64 no Ubuntu 9.04 parou de funcionar, e agora ?

Depois de meses usando a versão 64 bits do plugin do flash player (inclusive com Firefox 3.5) no Ubuntu 9.04, lamentavelmente alguma atualização de pacotes fez com que erroneamente o mesmo fosse substituído pela antiga versão 9.

Percebi tal fato ontem pois as páginas apresentavam uma seta (play) no local onde deveriam ser exibidos os objetos flash. Ao consultar o about:plugins me deparei com a situação que me causou bastante surpresa.

Pesquisando os arquivos constatei o seguinte:

A biblioteca instalada era:
1957a3414dfbfe5f7de000ae72da4cb6 ./usr/lib/firefox/plugins/libflashplayer.so
Já a versão disponibilizada pela Adobe é:
3433f503261d4c7f622be4d74ab10c9a ./tmp/adobe-flashplugin-10.0.32.18.orig/libflashplayer.so
Ou seja, são arquivos distintos, o que me faz pensar que poderia haver algo errado no meu sistema de pacotes (será algum repositório adicional que uso ?).

Tentei então reinstalar o pacote flashplugin-nonfree (Version: 10.0.32.18ubuntu0.9.04.1) e não obtive êxito, pois a situação se manteve igual. Poderia haver algo errado no pacote? Isso não é comum, mas não seria a primeira vez que lançam pacotes bugados para Ubuntu.

Bem, como a reinstalação não funcionou, decidi então pesquisar no Google e me deparei com um post que resolveu meu problema (mesmo que de forma "manual").

Basicamente, a solução consiste de 3 passos:
Dica: o script irá remover alguns pacotes do seu micro como os plugins do flash (óbvio) e o acroread. Se você desejar, pode instalar o acroread novamente após a instalação do plugin.

Essa solução instala a última versão 64 alpha do plugin (10.0.32.18), a mesma que deveria ser instalada pelo pacote. Então se você passar pelo mesmo problema que eu passei pode usar essa mesma abordagem.

Ah, e se descobrir o motivo do downgrade, poste aqui a explicação. :-)


Nenhum comentário:

Postar um comentário