sábado, 10 de novembro de 2007

Mais sobre os eventos comunitários do fisl

Mais um ano que chega ao final e lá estamos nós de novo abrindo as inscrições dos eventos comunitários do fisl. Bom sinal !!! :-)

Já é o quarto ano que cuido dos ECs e pela quarta vez consecutiva teremos mudanças neles (afinal precisamos evitar a rotina não é ?).

Só para recapitular, segue um pequeno histórico dos ECs no fisl, para quem não conhece:

No fisl 6.0, os ECs eram chamados de pré-eventos, pois ocorriam um dia antes da abertura oficial do Fórum. Na época 29 ECs foram realizados, a maioria deles em simples salas de aula da PUCRS, e os mesmos foram um sucesso e contaram com grande público. Tivemos tanta demanda que as sessões foram realizadas do turno da manhã até o turno de noite. E valeu qualquer improviso, até mesmo o Randal Schwartz "transformando o laptop dele em um AP (Access Point)" durante um evento do Perl para prover wireless para todo o resto do pessoal da sala. :-)

No fisl 7.0 houve a mudança pra FIERGS. Espaço novo, formato "novo", um dia a mais de evento (oficial), e a "criação" dos eventos comunitários propriamente ditos, agora fazendo parte da grade oficial. Isso deu um aspecto mais "formal" para os ECs que puderam contar com a mesma estrutura das palestras, pois usavam as mesmas salas. Por outro lado, em função dos mesmos agora fazerem parte da grade, o número máximo de sessões por evento foi reduzido para 3. Nessa edição tivemos 30 ECs realizados.

Chegou então o fisl 8.0 que teve a redução de um dia, e que trouxe como mudança para os ECs basicamente a diminuição do número de espaços na grade, algo inevitável. Ainda assim os mesmos foram um sucesso. Claro que devido a redução da duração do evento, tivemos uma queda nos números, o que fez com que somente 25 ECs fossem realizados nesse ano.

E agora ? O que tem de novo ?

No fisl 9.0, como não poderia deixar de ser diferente, novas mudanças nos Eventos Comunitários estão a caminho. Como os ECs já fazem parte da grade do fisl há 3 edições, acreditamos que devemos tomar algumas medidas que visem melhorar os mesmos e ajudem a aumentar o nível do fisl de uma forma geral. Esperamos que essas mudanças também possam ajudar a aumentar a qualidade dos eventos propostos. São elas:
  • As inscrições deverão ser feitas através do papers: com isso poderemos aprimorar a organização, centralizando as informações e otimizando os processos.
  • Os coordenadores dos ECs deverão tentar encaixar seu EC em 1 sessão. Duas sessões só serão concedidas mediante justificativa que será avaliada pela organização: essa certamente é uma medida que deve desagradar muitos, mas que foi necessária para que possamos aumentar a qualidade do fisl.
  • Os eventos que tiverem uma comunidade e/ou grupo de usuários vinculado terão prioridade de aprovação: já que na realidade esse é o objetivo do eventos comunitários, como o próprio nome já diz, essa medida visa garantir os espaços dos ECs para quem é de direito.
  • Não serão aceitos ECs que tenham o objetivo de divulgar projetos e/ou softwares. Nesses casos, o proponente deverá inscrever sua palestra na trilha que for mais apropriada: essa medida também visa garantir os espaços para as comunidades, já que apresentar um projeto ou software não caracteriza necessariamente um EC. Nesses casos, essa palestra deve ser cadastrada nas trilhas e aguardar a avaliação do Temário.
  • Eventos que não sejam vinculados diretamente a software livre serão reprovados: já que o fórum é sobre software livre, decidimos dar espaço nos ECs especificamente para eventos que tenham relação direta com o tema. Outros tipos de palestras (de cunho filosófico, político ou social por exemplo) deverão ser inscritas na trilha respectiva e irão passar pela avaliação do Temário, já que esse não é o objetivo dos ECs.
  • Um coordenador de EC só poderá coordenar um, e somente um, evento comunitário no fisl 9.0: com isso poderemos dar mais espaço para pessoas diferentes poderem ter seu EC no fisl.
Para mais informações, consulte a chamada completa aqui, ou caso você tenha alguma dúvida, ainda é possível mandar um e-mail.

A maioria das mudanças visa garantir mais espaço efetivamente para os grupos e comunidades, já que os ECs foram criados exatamente com esse intuito: dar espaço para que as comunidade e grupos de SL possam se encontrar, debater e além de tudo ajudar a construir o fisl.

Já especificamente na parte dos Papers , pecamos por não ter desenvolvido a tempo um formulário específico para os ECs, obrigando os mesmos a usar o formulário padrão (que não tem todos os campos). Dessa forma, pedimos que os proponentes tentem enquadrar todas as informações da melhor forma possível dentro do formulário disponível.

Espero que as mudanças sejam compreendidas e aceitas, pois a intenção da Organização é sempre fazer o fisl melhor do que o do ano anterior. Certamente não podemos agradar a todos, mas de qualquer forma isso faz parte e quando decidimos mudar já tínhamos consciência disso.

É isso aí. Aguardo as inscrições de vocês e os espero no fisl 9.0, agora de volta à PUCRS pra alegria de muita gente (inclusive a minha).

Até lá.

:-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário