terça-feira, 4 de maio de 2010

Notas rápidas da semana (Ubuntu, MySQL, Squid e Asterisk)

Como o post de sexta-feira passada acabou não saindo, resolvi publicar um novo post antecipado, adicionando ao mesmo os lançamentos ainda não comentados aqui no blog.

Sem dúvida o grande destaque da semana passada foi o lançamento do novo Ubuntu 10.04 "Lucid Lynx" , que, diga-se de passagem, ficou excelente. Quem me conhece sabe que eu sou (ou melhor, eu era) um usuário apaixonado pelo KDE. Só que depois de vários problemas de atualização e instalação no decorrer dos últimos 2 anos, final de semana passado resolvi abandonar o Kubuntu e comecei a usar o Ubuntu (Olá Gnome), pois além de não me causar dor de cabeça, a estabilidade e a integração deste está sensacional, além da nova interface também estar muito bacana. Tenho certeza que se o Kubuntu fosse mantido diretamente pela Canonical (nos mesmos moldes do Ubuntu) ele estaria muito mais evoluído, funcional, integrado e estável. Quem sabe um dia no futuro...

Mas vamos ao que interessa. Nessa semana já houveram alguns lançamentos interessantes. Segue então, como de costume, algumas notícias que merecem destaque:
  • Lançado o Horde Groupware Webmail Edition 1.2.6: como já previsto no post anterior, a versão integrada do framework Horde foi lançada ainda na semana passada. Para os usuários da ferramenta, a versão 1.2.6 traz alguns poucos novos recursos e uma série correções. Leia as mudanças da nova versão aqui. E se você acha que o projeto anda meio devagar, saiba que muita coisa interessante vem por aí, como por exemplo o IMP 5, que pretende integrar IMP, DIMP e MIMP num único módulo e o Kronolith 3, com sua nova interface ajax.
  • Lançado o MySQL 5.1.46: sinceramente, desde que o MySQL "passou para as mãos" da Oracle eu passei a olhá-lo com dúvidas. Me parece que chegou a hora de migrar definitivamente para o PostgreSQL. Mas se você utiliza o MySQL e não é desconfiado como eu, vale a pena instalar a nova versão, que contém um update para o plugin do InnoDB, uma correção de segurança relacionada a funcionalidade do plugin uninstall e uma série de correções de bugs de replicação e particionamento. Veja o changelog completo aqui.
  • Outro software atualizado foi o Squid, cuja versão 3.1.3 foi lançada essa semana (é bom lembrar que a versão 3.1 já é recomendada para ambientes de produção desde o final de março passado). Essa nova minor release basicamente resolve uma série de bugs das versões anteriores. Saiba mais detalhes lendo as notas de lançamento.
  • E pra finalizar, hoje foram lançadas novas versões do Asterisk. As versões 1.6.0.27, 1.6.1.19, 1.4.31 e 1.6.2.7 também são versões que tem como objetivo principal a correção de bugs. Leia o changelog completo de cada versão clicando no link correspondente.
Por enquanto é só...