sábado, 22 de maio de 2010

WaveOne, um servidor e cliente wave para ejabberd

Sexta-feira passada me deparei com uma notícia muito interessante postada pelo Daniel Gaspary na lista Openfire-BR: a ProcessOne anunciou o WaveOne, um servidor wave que é um módulo para o servidor XMPP ejabberd (desenvolvido pela própria empresa).

Além disso, foi também disponibilizada uma extensão para o cliente XMPP OneTeam, que também é desenvolvido pela ProcessOne, e que permite que o WaveOne possa ser usado em sua plenitude.

Usando o WaveOne com um cliente compatível, você pode colaborar em tempo real, tanto internamente quando externamente, graças a capacidade de federação do protocolo XMPP. O WaveOne tem suporte a federação com o Google Wave, assim como outros servidores que estiverem rodando o módulo. Assim é possível ter integração total entre os serviços, permitindo que participantes remotos (de outros servidores) e locais (do seu servidor) interajam de forma transparente.

Veja um exemplo de federação entre o Google Wave e o WaveOne:

O WaveOne ainda não está disponível para download, mas assim que o mesmo for liberado farei um novo post aqui no blog comentando sobre esse novo software, que possibilitará a criação de servidores waves internos que poderão contribuir no aumento da produtividade das equipes dentro do ambiente empresarial.

Leia a notícia completa no site da ProcessOne.

UPDATE 05/06/2010: Veja a apresentação do WaveOne aqui.