quarta-feira, 29 de junho de 2011

Jappix - cliente web para o Openfire


De tempos em tempos sempre aparece alguém na lista Openfire-BR perguntando sobre clientes XMPP web.

Muitos tentam utilizar o SparkWeb e o Tigase Web Messenger que na minha opinião são os mais conhecidos, mas acabam tendo sempre resultados insatisfatórios.

Só que além desses clientes, outro que merece destaque é o Jappix. Desenvolvido em PHP, o Jappix parece ser uma boa alternativa para quem quer disponibilizar um cliente Web de fácil instalação e com uma boa gama de recursos. 

Um dos seus grandes diferenciais é o mini-chat, com uma interface similar a do chat do Facebook, e que pode ser facilmente adicionada a qualquer outro site existente. Além disso ele também possui uma interface mobile para uso nos navegadores dos dispositivos móveis.

Se você achou tudo isso interessante e deseja testar o Jappix, saiba que a boa notícia é que Dele Olajide da comunidade Ignite Realtime, transformou a ferramenta em um plugin para o Openfire, utilizando o Quercus (implementação Java da linguagem PHP).


Testei o plugin, que tem versões para Openfire 3.7.0 e também para 3.6.4 e gostei da performance e da interface (ainda não pude testar o mini-chat). É importante deixar bem claro que não foi feita qualquer alteração no código original e que bugs e solicitação de novas features devem ser encaminhadas aos desenvolvedores do Jappix.

Faça download do plugin agora, leia o post oficial do plugin com as instruções de instalação e teste você mesmo.


UPDATE 08/03/13: Dica do Daniel Gaspary na lista Openfire-BR: o plugin está sendo mantido e atualizado. Link do projeto: http://code.google.com/p/openfire-jappix/