domingo, 12 de junho de 2011

Problemas com Iaxmodem e Khomp

Ainda falando de Asterisk e serviço de "fax virtual", outro problema que enfrentei recentemente foi relacionado ao software iaxmodem.

Após configurar o serviço corretamente pude observar o seguinte: a ligação era recebida, o iaxmodem atendia a mesma, disponibilizava o "sinal de fax", mas o fax não conseguia ser entregue. Até pensei em configurar o Free Fax for Asterisk para o recebimento (já que o envio não apresentava problemas), mas como o mesmo era limitado em apenas um canal simultâneo (é possível adquirir licenças adicionais, é claro) acabei desistindo da ideia.

Foi então que o Marlon Dutra me lembrou de um detalhe: esse era um problema já conhecido no uso do iaxmodem com as placas da Khomp. Para solucionar tal problema a própria Khomp havia disponibilizado um patch para o software.

Apliquei tal patch e o serviço ficou perfeito. Mas, como a Khomp removeu o patch da sua área de downloads, resolvi disponibilizar os fontes do iaxmodem 1.2.0 já devidamente patcheados aqui.

4 comentários:

  1. Marcelo,

    Não disponibilizamos mais o patch pois, a partir da versão 3.0 do chan_khomp, é possível configurar o channel para alterar o tamanho do pacote de áudio reportado pelo channel para o Asterisk, o que torna o patch desnecessário (opção 'audio-packet-length').

    Qualquer dúvida, é só contatar o suporte da Khomp.

    Leonardo (desenvolvimento Khomp)

    ResponderExcluir
  2. Oi Leonardo.

    E qual seria o valor a ser configurado nesta opção ?

    Obrigado.

    []s

    ResponderExcluir
  3. Marcelo,

    Se não me engano, o valor é 160 bytes, o que deixa os pacotes com 20ms.

    É importante lembrar que alterar esse valor faz com que o áudio não seja mais sincronizado pela placa e passe a ser sincronizado por um timer interno do channel. Ou seja, se o sistema operacional não for muito preciso no escalonamento, se o channel não conseguir ajustar prioridades realtime, entre outras dificuldades diversas, podem haver falhas no áudio.

    Por isso, a configuração padrão é 128 bytes, que mantém o mesmo comportamento do channel 2.4.1.

    Qualquer coisa, é só perguntar.

    Leonardo

    ResponderExcluir
  4. Olá.

    Nesse caso me parece que aplicar o patch no Iaxmodem é algo mais seguro não é verdade ?

    []s

    ResponderExcluir