quarta-feira, 29 de junho de 2011

Colaboração em listas de e-mail e comunidades FLOSS - o caso OFMonitoringEraser

Fico muito feliz quando vejo que as iniciativas FLOSS dão frutos positivos. 

Quando criei a lista Openfire-BR há alguns anos não imaginava que ela fosse chegar onde chegou. Com mais de 550 membros, a lista virou referência para a ferramenta e também exemplo do espírito do Software Livre/Open Source.

Além das costumeiras dicas e trocas de experiências, a lista também gera contribuições da comunidade na forma de ferramentas.

Um exemplo simples: ontem surgiu novamente na lista uma discussão sobre como apagar as conversas armazenadas no banco de dados (obtidas com o uso do plugin Monitoring Service). 

Após as dicas tradicionais, sugeri, meio de que brincadeira, que seria interessante alguém criar o OFMonitoringEraser, uma interface web onde o administrador do Openfire informasse o nome do usuário e a ferramenta se encarregasse de deletar as mensagens auditadas deste no DB.

Pois bem, menos de 1 hora depois surge a seguinte mensagem na lista:
"Prezados Colegas,
Estou disponibilizando a função escrita em PHP para fazer a exclusão dos registros conforme nosso amigo Marcelo Zola deseja. Basta alterar as credenciais de acesso ao banco de dados e enviar para servidor HTTP. O mesmo foi escrito para o banco MySQL, mais é plenamente possível utilizar qualquer outro banco já que PHP é muito versátil só necessário alterar uma linha. Segue abaixo endereço para download do mesmo.
http://www.cohabbd.com.br/scripts/ofmonitoringeraser.zip
Se me sobrar um tempo talvez eu possa o desenvolver melhor e também fazer uma versão .jar para importação no openfire."
O script é bastante simples e pode ser melhorado (como o próprio desenvolvedor comentou), então se alguém mais se interessar em fazê-lo (poderia ser informado qual período deve ser deletado, os campos do período poderiam ser obtidos diretamente do DB e por aí vai) fiquem à vontade. De qualquer forma creio que a contribuição inicial já deverá ajudar muitos administradores do Openfire que passam por esse dilema.

Obrigado ao Adrielso Pinto Teodoro, membro da lista, que dedicou seu tempo e demonstrou o verdadeiro espírito FLOSS, compartilhando seu trabalho com a comunidade.

Parabéns !!!